17/04/2019 Câmara de Natal participa de cerimônia em homenagem ao Dia do Exército

Autoridades militares e civis participaram nesta quarta-feira (17) da cerimônia comemorativa em aniversário aos 371 anos do Exército brasileiro, celebrado no dia 19 de abril. A solenidade, ocorrida no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, no bairro de Tirol, em Natal, homenageou personalidades com a medalha de honra ao mérito, pela representatividade na área de segurança no RN. Na ocasião, o vereador Aroldo Alves (PSDB) representou a Câmara Municipal de Natal.

Comandante da 7a Brigada de Infantaria Mororizada, o Gen. Bda. Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira destacou a data festiva e lembrou da presença do sangue potiguar na história brasileira, com o índio Poti, figura que lutou na guerra contra a invasão holandesa ao país. "Estamos comemorando antecipadamente os 371 anos do Exército brasileiro. Em 19 de abril de 1648, uma data histórica em que brancos, negros e índios se juntaram para defender o país da invasão dos holandeses. Entre esse índios nós temos o índio poti Antônio Felipe Camarão, primeiro potiguar a ser inscrito no livro dos heróis e heroínas da nação, nascido na região de Igapó, atual Zona Norte de Natal e que muito carinhosamente nos temos na nossa denominação histórica, a nossa 7a Brigada Felipe Camarão, em homenagem ao índio Poti", contou.

Para o vereador de Natal Aroldo Alves (PSDB), que também foi militar quando mais jovem, parabenizou o Exército pelos mais de três séculos, prestando segurança à nação brasileira. "O Exército celebra nesta semana uma importante data comemorava, com mais de três séculos de existência em nosso país, prestando atenção e auxílio para a nossa nação. Representar a Câmara Municipal de Natal nesta cerimônia, com a presença de diversas autoridades militares e civis, reforça o nosso trabalho como indicado do nosso povo natalense, de prestar contas e participar das ações em nossa cidade. Fui militar e ressalto a disciplina da instituição,  que tem um potiguar, o nosso índio Poti como um dos heróis da nossa história", destacou Aroldo.

O deputado estadual Cel. André Azevedo (PSL) representou a Assembleia Legislativa do RN, que na última segunda-feira (14) realizou uma Sessão Solene em homenagem ao Exército. Para o parlamentar, a presença da instituição no RN reforçou o combate contra a violência em ações nos últimos anos. "Eu sou natalense pela graça dos vereadores, que me concederam o título de cidadão dessa terra. Sou pernambucano e estou no Rio Grande do Norte por conta DO Exército. Me formei como oficial da reserva em Recife e depois vim trabalhar em Natal. Logo após, prestei concurso e estou há 41 anos trabalhando como policial militar. É sempre uma honra prestigiar uma solenidade do Exército, que para mim também é minha casa. O Exército está presente no RN em várias ações e nos socorreu em momentos de tensão contra a violência nos últimos anos. Na última segunda-feira (14), a Assembleia Legislativa também realizou uma solenidade em homenagem ao Exército", disse o deputado estadual.

Figura social
Além de garantir a segurança da terra brasileira, o Exército realiza atividades de benfeitorias e engenharias para a nação, como a construção do Aeroporto Internacional de Natal Aluízio Alves, além da presença em operações contra a seca, com os caminhões e carros pipa no interior do RN.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Vereador Aroldo Alves
Foto: Jocaff Souza