24/05/2019 2° Esquadrão de Transporte Aéreo recebe homenagem da Câmara de Natal

Nesta sexta-feira (24), o 2° Esquadrão de Transporte Aéreo (chamado Esquadrão Pastor) recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Natal, proposta pelo vereador Franklin Capistrano (PSB), pela passagem dos seus 50 anos de história. A solenidade de entrega da distinção aconteceu nas dependências da Ala 10 com a presença de autoridades civis e militares. Desde 2018 o Esquadrão Pastor passou a operar na capital potiguar, após 48 anos de atividades no Recife.

O Esquadrão, que realiza missões de transporte aéreo logístico e aeroterrestre, como evacuação aeromédica e lançamento de fardos e tropas, utiliza as aeronaves bimotor C-95 Bandeirante, C-97 Brasília e C-98 Caravan. A unidade de asas rotativas opera os helicópteros H-36 Caracal e é responsável pelo serviço de resgate, busca e salvamento na região Norte e agora Nordeste do País. Ao todo, são cerca de 100 militares, sendo 39 pilotos.

"Presença marcante nos aeroportos brasileiros, o Esquadrão Pastor contribui para o desenvolvimento da Região Nordeste, não só com as atividades da Força Aérea, mas também com diversos outros órgãos do governo, nos mais distantes rincões do Sertão Nordestino. Cumpri diversas missões em apoio durantes situações de calamidade, emergências sociais e resgate de feridos. Portanto, a celebração é merecida", destacou Franklin Capistrano.

Em seu discurso, o Comandante do 2° ETA, Tenente Coronel Aviador Cristiano Link, disse que a homenagem do Legislativo natalense constitui um reconhecimento importante para a equipe. "Trata-se do poder político que representa a população do município, além de ser o mais próximo dela. Isso mostra a inserção da Aeronáutica no dia a dia da sociedade. Sem dúvida, nos sentimos honrados".

Fotos: Elpídio Júnior

Homenagem aos 50 Anos do 2º Esquadrão de Transportes Aéreo da FAB