27/05/2019 Comissão de Saúde faz visita ao Cadastro Único da SEMTAS

Os vereadores da Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal realizaram nesta segunda-feira (27), uma visita ao prédio do cadastro único da SEMTAS, no bairro de Lagoa Nova. A ida ao local foi motivada após uma denúncia de falha no atendimento encaminhada aos membros da comissão. No prédio foi possível acompanhar de perto o funcionamento do atendimento aos usuários dos programas sociais do Governo Federal. Para o vereador Fernando Lucena (PT) – presidente da Comissão, a visita foi importante para se constatar o andamento dos serviços prestados à população. “Quando eu recebi a denúncia era que os prazos não estavam sendo cumpridos. Ela tinha um prazo para trinta dias e só ficava cadastrada para serem atendidas cerca de noventa dias pra frente. A informação que recebemos agora é que já se atualizou isso e as pessoas não estão perdendo esse benefício. Isso é o mais importante para nós, é que essas pessoas que precisam tanto dos benefícios tenham um lugar para vir fazer e atualizar o seu cadastro”, ressaltou Fernando Lucena.

A Secretária Adjunta de Assistência Social Maria José de Medeiros acompanhou a visita e explicou aos vereadores como está o andamento dos atendimentos na capital e qual a estrutura disponibilizada para as pessoas que precisam do cadastro único. “Possuímos uma unidade móvel que visita as diversas localidades da cidade nas quatro regiões administrativas da cidade, de acordo com um planejamento semanal, temos a sede do cadastro único e também a sede dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que hoje são treze. Atualmente na capital mais de 80 mil famílias cadastradas e atendemos cerca de 45 mil famílias. Quem precisa do serviço vai ao CRAS da sua região específica e chegando lá é dada toda orientação de como realizar o seu cadastro”, explicou.

“Essa visita foi importantíssima pra a gente ter conhecimento do atendimento, a quantidade de pessoas atendidas aqui, o que realmente elas precisam de documentação e quem pode ser atendido. Pudemos verificar que a casa está funcionando e isso é o importante”, comentou o vereador Preto Aquino (PATRIOTA). “Estamos aqui dentro da perspectiva de fiscalização da nossa Comissão verificando como funcionam os serviços e o que fazer para atender melhor. Entramos em contato com a direção da SEMTAS e estaremos marcando uma audiência pública para que possamos debater o funcionamento desta secretaria. Nós queremos saber quantas pessoas estão inscritas e como está a demanda reprimida. Nossa visita hoje deu uma visão geral do funcionamento dos programas sociais da capital”, vereador Franklin Capistrano (PSB).

O que é o Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é a porta de entrada para seleção e inclusão de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social nos programas de federais, sendo utilizado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, Vale Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Aos municípios e estados fica a responsabilidade no fornecimento de pessoal e estrutura para atender as famílias inseridas dentro dos programas sociais.

Texto: Kehrle Junior

Fotos: Verônica Macedo

Visita da Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social na Central de Cadastro Único - 27.05.2019