28/05/2019 Câmara Municipal participa de solenidade em homenagem ao Juvino Barreto

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), participou, nesta terça-feira (28), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, da sessão solene em homenagem aos 25 anos da Associação das Voluntárias Assistenciais do Instituto Juvino Barreto – AVAJUB e os 77 anos do Instituto Juvino Barreto. Proposta pelo deputado estadual Hermano Morais (MDB), a solenidade homenageou dez nomes que fazem parte da história das instituições.

Emocionado, Paulinho Freire falou sobre a importância do trabalho das instituições. “É com grande emoção que estou aqui prestigiando essa solenidade porque minha mãe faz parte da AVAJUB, eu tenho um exemplo dentro de casa de como esse trabalho de doação, de servir ao próximo, é bonito, gratificante e importante”, disse o vereador.

O deputado Hermano Morais enalteceu os serviços prestados pelas entidades aos idosos ao longo dos anos. “A AVAJUB presta serviços de excelência e qualidade aos idosos do Juvino Barreto. Nós temos uma população no estado de aproximadamente 450 mil idosos e é mais do que justo enaltecer e homenagear essas instituições que tanto contribuem para o bem estar dessa população”, afirmou o deputado.

Fundado em 1942, o Instituto Juvino Barreto abriga 60 idosos e é a maior referência em Natal no quesito terceira idade. A instituição filantrópica funciona exclusivamente através de doações, apoio da sociedade e trabalho voluntário. A presidente do Juvino, irmã Maria Eneide Leite, comentou sobre a homenagem.

“Eu posso dizer que é uma homenagem justa porque é direcionada à sociedade que ajudou o Juvino a chegar aos 77 anos de serviços e acolhimento aos idosos”, comentou Irmã Eneide.

Também homenageada, a Associação das Voluntárias Assistenciais do Instituto Juvino Barreto – AVAJUB foi fundada em 25 de abril de 1994 e tem a missão de cuidar e dar uma melhor qualidade de vida aos idosos do Juvino Barreto. O presidente da AVAJUB, Márcio Barros, agradeceu a honraria recebida pela Associação. “São 25 anos realizando um trabalho humanizado, de muito zelo, dedicação e comprometimento em prol dos acolhidos do Instituto Juvino Barreto, por isso estamos muito honrados em receber essa homenagem”, disse Márcio Barros.

A AVAJUB conta com 20 voluntárias que prestam serviços sociais desenvolvendo atividades de recreação, bingo, passeios, festas de aniversariantes do mês, bazares e eventos para conquistar recursos para o instituto.

Texto: Karol Fernandes

Fotos: Marcelo Barroso