29/06/2019 Ativistas recebem homenagem da Câmara no Dia do Orgulho LGBT

28 ativistas que defendem a causa LGBT na capital potiguar foram homenageados pela Câmara Municipal de Natal, através da proposição da vereadora Divaneide Basílio (PT), nesta sexta-feira (28), em solenidade que celebrou o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Em seu discurso, a vereadora Divaneide Basílio reforçou a ideia de que é preciso valorizar as pessoas que usam a vida como instrumento de combate ao preconceito e em prol da diversidade.

"Estamos aqui para lembrar que a luta pela cidadania e pelos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e outros grupos que compõem as extensas possibilidades de identidades de gênero e orientação sexual dos seres humanos é urgente e irremediável. Cada um e cada uma que está aqui dedicou a vida para ocupar espaços de luta pelas bandeiras da diversidade", conceituou a vereadora.

Para Nathan Phelipe, homem Trans e um dos homenageados, mesmo dentro do segmento LGBT ainda há muito o que ser construído, principalmente na forma como os grupos internos se relacionam. "No RN, somos cerca de 180 homens e parte dos LGBTs que ocupam os espaços de fala e de representação, não consegue visualizar nosso segmento. É preciso dar mais voz a esse grupo", alertou.

O governo do estado, através da titular da Secretaria de Mulheres, Juventude, Igualdade Social e Direitos Humanos (SEMJIDH), Arméli Brennand, esteve presente na solenidade e, em sua fala, chamou atenção para a necessidade de construir políticas públicas que, de fato, garantam os direitos das das lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e travestis dentro da institucionalidade. Para ela, o Brasil nunca se viu tão desafiado a elaborar leis e implementar outros instrumentos socais que garantam as vidas, a cidadania e a representação dos LGBTs em todos os espaços. "Não dá tratar esse assunto como se não fosse urgente. Como se pudesse ficar para amanhã. É para ontem. É a vida dessas pessoas que está em jogo", comentou a  gestora.

Além dos ativistas político, personalidade da cena artístico-social da cidade também foram homenageados como o dj e agitador cultural Raphael Dumaresq, a atriz Alice carvalho, a Banda Sapagode, composta apenas por lésbicas, e Vanessa Souza, proprietária do bar La Luna, um estabelecimento que funciona na Zona Sul da capital e que faz questão de compor seu quadro de funcionários com membros da comunidade LGBT."Ainda é muito difícil manter um bar assumidamente LGBT em Natal. É, antes de tudo, um ato político e de resistência. A gente constrói nosso espaço para ser um espaço de liberdade", finaliza a empreendedora.

Texto e fotos: Assessoria vereadora Divaneide Basílio