• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

09/09/2019 Comissão de Saúde visita maternidade de Felipe Camarão

Os vereadores Fernando Lucena (PT) e Preto Aquino (PATRIOTA), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal realizaram na tarde desta segunda-feira (09), uma visita à maternidade do bairro Felipe Camarão, na zona Oeste da cidade. A visita teve como objetivo verificar a situação do prédio da unidade que era referência em parto normal humanizado e entrou para reformas de readequação desde junho de 2018 e ainda não foram concluídas. 

Com investimentos de aproximadamente R$ 176 mil, os serviços deveriam ter sido entregues à população em dezembro do ano passado. Segundo o presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena, o valor gasto nesse serviço não é suficiente para a conclusão dos serviços para que haja a reabertura do prédio. 
“Você imagina uma maternidade referência como essa, só Felipe Camarão são 90 mil habitantes para atender, aí você tem a maternidade Araken Farias, que não chega aos pés dessa aqui. O valor de 176 mil reais não dá nem para pintar esse prédio, nós da Comissão de Saúde que estamos acompanhando o dia a dia, sabemos que com esse valor não dá nem para reformar uma unidade básica de saúde, quanto mais uma estrutura que vai sair de uma sala de parto para cinco. Aqui com pelo menos R$ 1,5 milhão vai ser possível concluir esse serviço”, ressaltou Fernando Lucena. 

Segundo o vereador Preto Aquino vão ser feitas cobranças para que haja a reabertura da maternidade. “Iremos cobrar por parte da secretaria de saúde, não só no âmbito da Comissão de Saúde, mas também na de Fiscalização, da qual fazemos parte. Essa é uma obra diferente das demais que já visitamos, pois a gente sempre fica preocupado com os valores altos, essa é o valor baixíssimo para a realidade do montante da obra que precisa ser concluída. Não temos dúvidas que essa é uma obra que precisa de urgência por parte da Câmara para se encontrar uma solução”, explicou Preto Aquino. 

A unidade já teve cerca de 60% dos seus serviços executados. De acordo com o administrador da maternidade, Ulysses Cabral, o secretário de Saúde realizou uma visita ao prédio e informou que os serviços serão retomados. “O secretário de Saúde fez uma visita aqui na unidade e falou que irá realizar um aditivo para retomar as obras aqui no prédio, não falou de datas, mas explicou que o será feito esse aditivo”, disse Ulysses Cabral. 

Texto: Kehrle Junior
Fotos: Elpídio Júnior