13/09/2019 Servidores recebem capacitação sobre processos legislativos

Com objetivo de debater, qualificar e aprimorar cada vez mais o fluxo de atividades e demandas na Câmara Municipal de Natal (CMN), a Escola do Legislativo Wilma de Faria deu continuidade as suas atividades na manhã desta sexta-feira (13). Desta vez, a temática escolhida para compor a grade curricular da capacitação foram as atividades legislativas e suas atualizações.

Iniciado hoje, o curso terá carga horária total de 8h, sendo concluído na próxima sexta (20). Neste primeiro módulo, os monitores escolhidos para ministrar as palestras foram os procuradores da Casa Pedro Alcântara e Daniel Lelis.

De acordo com o coordenador do Departamento Legislativo da CMN, Ives Kleiton da Silveira, este é um momento de renovação para os cursos ofertados pela Escola. “Tendo isso em vista, nada melhor do que capacitar, melhorar e atualizar o que é o coração desta Casa, que é o setor Legislativo. O objetivo deste curso é trazer o departamento para saber como funciona os processos  e onde cada servidor está inserido nele”, explica.

Algumas das temáticas tratadas passaram pela tramitação processual, comissões técnicas, redação final das Leis antes de mandar para o Executivo, entre outros.

O servidor da CMN Floriano Santos pontua quais os principais pontos os servidores da Casa aguardam serem debatidos. “É muito importante de tempos em tempos passarmos sempre por reciclagem, e a Escola está atenta a isso trazendo aperfeiçoamento sobre as tramitações dos processos, o que é um Projeto de Lei, os ritos de como funciona na Casa e tudo que envolve o setor que é tão importante para o andamento desta Casa”, diz.

O diretor da Escola do Legislativo, Rafael Jácome, comemora a aceitação dos servidores da CMN a cada capacitação oferecida. “Nós trabalhamos também pela integração dos nossos servidores. E eles têm mostrado uma aceitação muito grande aos nossos cursos, que trazem além de tudo, troca de experiência e aperfeiçoamento.  Eu também sempre gosto de destacar que, sendo a Câmara a casa do povo de Natal nós devemos estar sempre prontos e capacitados para receber o povo da nossa cidade, por isso estudar, oferecer aperfeiçoamento deve e será sempre uma prática constante”, finalizou.

Texto: Salvina Miranda

Fotos: Marcelo Barroso