11/10/2019 Câmara homenageia entidades empenhadas na prevenção do câncer de mama

Dando início às ações relacionadas ao movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene para celebrar a campanha, na noite desta quinta-feira (10), por iniciativa da vereadora Carla Dickson (PROS). A solenidade homenageou entidades e voluntários da capital potiguar que atuam na prevenção e no apoio às mulheres, vítimas de câncer. Estavam presentes as demais vereadoras que formam a bancada feminina do Legislativo natalense, também integrantes da Frebte Parlamentar Mulher: Nina Souza (PDT), Divaneide Basílio (PT), Eleika Bezerra (PSL), Júlia Arruda (PDT) e Ana Paula (PL).

"O Outubro Rosa é a maior campanha em saúde do mundo, envolvendo organismos internacionais, agentes públicos, instituições do terceiro setor e da sociedade civil organizada. Referência de articulação e mobilização em prol de uma causa. E em Natal não é diferente. Temos aqui entidades que são verdadeiros exemplos no enfrentamento ao câncer de mama, desde a conscientização, passando pelo diagnóstico, tratamento e o acolhimento de mulheres", destacou a vereadora Júlia Arruda, que falou em nome das parlamentares.

"São três os pilares estratégicos no controle do câncer de mama: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia. E a Câmara Municipal de Natal tem feito a sua parte ao materializar em leis a conscientização sobre o autoexame, o acesso à mamografia e a regulação de pacientes com câncer de mama em nossa cidade", completou Júlia, autora de um projeto de lei aprovado nesta quinta-feira (10), que institui a Campanha Outubro Rosa na capital potiguar.

Por sua vez, a vereadora Carla Dickson falou sobre a importância do movimento e da necessidade de prevenção contra o câncer de mama. “Nossa intenção é diminuir as estatísticas de mortes pela doença, conscientizando as mulheres para a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento, e, isto só se faz com prevenção”, disse ela.

"Temos em nossa cidade grupos que trabalham incansavelmente para a população nesta questão do combate ao câncer. Em tempo: quanto mais conscientização na sociedade natalense, mais pessoas se prevenirão realizando precocemente o exame, e mais cedo estaremos salvando vidas", afirmou a vereadora Nina Souza.

O Brasil figura, em 2018, na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre os todos os países com uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres (taxa padrão utilizada mundialmente). Os países são agrupados em cinco faixas. Quanto à taxa de mortalidade de câncer de mama, o Brasil está situado na segunda faixa mais baixa com uma taxa de 13 por 100 mil, ao lado de países desenvolvidos como EUA, Canadá e Austrália, e melhor de que alguns deles, como a França e o Reino Unido.

Flávio Rocha, presidente da Sociedade de Mastologia do Rio Grande do Norte, frisou a importância do diagnóstico precoce. "Como o câncer tem pressa e muitas mulheres demoram meses para chegar ao tratamento, o que se vê nos hospitais são pacientes diagnosticadas com tumores avançados, o que não colabora com a redução da mortalidade. Muitas têm medo de fazer o tratamento porque tem medo de perder a mama, todavia, com a descoberta da doença em seu estágio inicial a retirada da mama não é necessária. Portanto, o primeiro obstáculo é a falta de informação. Posso garantir que os milhares de mastologistas distribuídos por todo o Brasil estão mobilizados nesta causa, que é um problema de todos”.

“É preciso que o público feminino tenha consciência da importância do assunto não só em outubro, mas durante o ano todo, além de ter entendimento sobre como funciona a saúde pública”, observou o superintendente-adjunto da Liga Norte-Riograndense contra o Câncer, Ivo Barreto de Medeiros, que acrescentou: "Diz o dito popular que quem procura acha. Em relação ao câncer de mama isso deve ser visto como algo positivo".

Diagnosticada com câncer de mama há 9 anos, Maria Luzimar Barbosa venceu a doença e hoje participa do esforço para que a cura chegue para mais mulheres. "O fato de trabalhar na luta contra o câncer me faz muito bem, porque é uma missão muito bonita. Depois de ter uma doença como essa, que muitos enxergam como sinônimo de morte, minha vontade de ajudar só aumentou. Sou a prova que descobrindo o problema cedo e fazendo todo o tratamento as coisas podem terminar bem", comemorou Luzimar, que é voluntária do Grupo Despertar.

ATIVIDADES

Neste mês, a Câmara realiza uma série de atividades para marcar o Outubro Rosa e chamar a atenção para a relevância da prevenção ao câncer de mama como, exames de mamografia gratuitos, distribuição de brindes, serviços de estética e palestras educativas. As ações pretendem disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

Fotos: Verônica Macedo