22/10/2019 Câmara de Natal homenageia Dia do Farmacêutico em sessão solene

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (21), a Câmara Municipal de Natal, por iniciativa do vereador Aroldo Alves (PSDB), realizou a entrega da Comenda Genário Alves Fonseca em homenagem ao Dia Internacional do Farmacêutico (celebrado em 25 de setembro) para personalidades de destaque do segmento. A cerimônia foi acompanhada por autoridades, familiares, entidades representativas da profissão farmacêutica e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Aroldo Alves disse que o farmacêutico é um profissional de extrema importância dentro da sociedade. "Sua presença é sentida, principalmente, na área da saúde. Ele (o farmacêutico) é capacitado para atuar em farmácias de diversos estabelecimentos como hospitais, consultórios, clínicas, postos de saúde e até mesmo em drogarias particulares".

"É importante lembrar que, em meio aos trabalhadores da saúde, o farmacêutico é o mais acessível à população. Sempre está disponível nas farmácias e unidades de atendimento para que o paciente receba o medicamento adequado a sua necessidade, na dose correta, durante o tempo necessário e no menor custo possível. Dito isso, acredito que os 16 nomes escolhidos para receber a comenda possuem compromisso social e fazem a diferença no contexto da atividade", afirmou Aroldo.

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, ressaltou a presença do farmacêutico no campo das Análises Clínicas. "É por meio desse ofício que se realiza o controle de medicamentos para os pacientes. Prevenindo riscos e consequências mais graves, devido ao uso incorreto de remédios. O profissional está apto a manipular as fórmulas, tendo uma participação na produção de medicamentos, na realização dos exames solicitados pelos médicos, entre outros serviços prestados".

Por sua vez, o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN), Sales Guedes, destacou a iniciativa do Legislativo natalense de reconhecer o trabalho da categoria. “Isso nos motiva para lutar pela valorização da profissão e trabalhar para que a população possa entender como o farmacêutico pode contribuir nos cuidados da sua saúde. Quero agradecer a cada um dos homenageados pela atuação, pela ética e pelo entusiasmo que transmitem aos demais colegas”, comemorou.

Na sequência, Jalina Elvira Prestes, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do RN, falou sobre o mercado de trabalho em Farmácia. "É bem amplo. Existem várias atribuições para quem deseja ingressar na área. Pode exercer funções como administração de laboratório clínico, administração hospitalar, análises clinicas, farmácia industrial e comunitária, saúde pública, entre diversas outras especializações. O profissional também trabalha em laboratórios toxicológicos, indústrias farmacêuticas, alimentícias ou cosméticas".

Conforme a vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Lenira da Silva Costa, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos. "Este reconhecimento mostra que a Câmara Municipal de Natal está comprometida com a efetivação do direito à saúde. Em tempo: o desenvolvimento da sociedade se baseia em ações políticas positivas como essa que o parlamento da capital potiguar realiza hoje".

Fotos: Verônica Macedo