• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

11/11/2019 Comissão visita Unidade de Saúde da Comunidade da África, na Redinha

Os vereadores Fernando Lucena (PT), Franklin Capistrano (PSB) e Preto Aquino (PATRIOTA), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal visitaram na tarde desta segunda-feira (11), a Unidade de Saúde da Família da Comunidade da África, situada no bairro da Redinha, zona Norte da capital. Com 42 funcionários e mais de 10 anos de existência, a unidade atende cerca de 9 mil pessoas da África e do Loteamento Village das Dunas. 

Atualmente são oferecidos aos usuários atendimento médico, odontológico, aplicação de vacinas, troca de curativos, regulação, núcleo de práticas integrativas, entre outros tipos de atendimentos. 

Durante a visita, os parlamentares puderam acompanhar as demandas da comunidade. A unidade, que passou por reformas e foi reinaugurada em agosto deste ano, já apresenta alguns problemas estruturais, como banheiros interditados e o vazamento da caixa d’água, que tem gerado uma infiltração no prédio. Outra demanda apontada pelos servidores é a falta de internet no prédio. Apenas em uma sala é possível realizar o uso do serviço, que é essencial para a marcação de consultas na regulação. 

“O que nós estamos na necessidade urgente é a questão da internet, que nós só estamos com uma sala e os servidores necessitam digitar a produção no sistema de atenção básica do SUS, bem como pra marcação de consultas. A Secretaria já informou que está providenciando a solução desse problema e nós estamos aguardando. Quanto à infiltração e os outros problemas, já solicitamos, os memorandos foram encaminhados e o setor de engenharia informou que irá providenciar a manutenção”, afirmou a diretora da unidade, Íris Alves. 

Também foi questionado no local pelos profissionais a chegada de mais um médico para atendimento, uma vez que um dos médicos que atuavam na unidade se aposentou. “Nós estamos com a dificuldade agora de um médico, que um se aposentou recentemente e necessitamos de um médico para atender a área 92. Aqui como é uma unidade de PSF, nós temos duas equipes e só temos um médico”, finalizou Íris. 

O vereador Franklin Capistrano ressaltou a importância da visita à unidade. “A Comissão de Saúde está na porta de entrada do SUS, porque o PSF é a porta de entrada, nós devemos preservar por esse serviço. Estou achando bem organizada, não é uma unidade que funcione 100%, sempre existem as falhas. Aqui está necessitando de mais médico, nós vamos solicitar da secretaria mais quatro profissionais. São pacientes de mais para apenas um médico”, comentou o vereador. “A unidade está funcionando com apenas um médico, a secretaria se não tomou conhecimento, vai tomar através da Comissão, quanto a urgência da chegada de um novo médico pra atender os moradores. Não sei se vai ser do quadro ou da cooperativa para o quanto anos providenciar esse profissional”, falou o vereador Preto Aquino. 

Presidente da Comissão de Saúde, o vereador Fernando Lucena fez um balanço da visita ao local. “Aqui é uma unidade nova, reinaugurada há três meses, é grande, tá organizada, mas apresenta alguns problemas de estrutura, como caixa vazando, falta de internet e isso dificulta. O atendimento aqui é maior de que muitos municípios do interior. São 9 mil pessoas. Nós vamos cobrar do secretário mais médicos, uma enfermeira que está faltando pra que possa atender essa população, afinal de contas é uma área carente da nossa cidade e que precisa de um maior olhar”, destacou o presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena. 

 

Texto: Kehrle Junior
Fotos: Verônica Macedo

Comissão de Saúde visita a Unidade de Saúde da Comunidade da Africa