• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

14/11/2019 Câmara entrega Comenda Wilma de Faria e Título de Cidadão a Franklin Delano

Primeira mulher eleita chefe do poder Executivo de Natal e do Rio Grande do Norte, a ex-governadora Wilma Maria de Faria, natural da cidade de Mossoró, iniciou sua trajetória política em 1979, ao se tornar primeira-dama do estado, sendo nomeada presidente do MEIOS - Movimento de Integração e Orientação Social - pelo Governador do Estado, à época, seu esposo, Lavoisier Maia, com o qual teve quatro filhos.

Conhecida como “guerreira do povo”, Wilma de Faria deixou um legado na capital e no estado. Em 2017, como ex-vereadora da capital, Wilma de Faria morreu aos 72 anos, vítima de um câncer. 

Para homenagear amigos que fizeram parte da sua trajetória de luta pelo povo potiguar, a Câmara Municipal do Natal, por meio de propositura do vereador Ary Gomes (PDT), entregou a Comenda Wilma de Faria a 36 homenageados. A solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira (13). 

Uma das homenageadas foi a colunista social e ex-diretora do Teatro Alberto Maranhão, Hilneth Correia, que relembrou um pouco do trabalho realizado ao lado de Wilma. “Eu acho que eu era quem realmente deveria homenagear Wilma. Porque ela me deu uma grande oportunidade na vida, foi mostrar que eu poderia ser gestora e essa oportunidade ela me deu duas vezes, quando eu fui pra Fundação José Augusto e quando eu dirigi o Teatro Alberto Maranhão por sete anos. Acho que a homenagem, eu que tenho que prestar e eu não poderia deixar de estar aqui hoje, quando fui convidada para receber essa comenda”, afirmou Hilneth Correia. 

Outro colaborador de décadas foi o ex-deputado estadual Cláudio Porpino, que também foi homenageado e recebeu a comenda. Ele relembrou o aprendizado deixado pela ex-governadora. “Motivo de orgulho muito grande, primeiro de ter acompanhado a trajetória dela, desde quando começamos em 1982 até a sua partida. A gente sempre aprendendo, ao lado dela, sempre estudando, sempre enxergando a vontade de servir ao próximo e não de se servir. Ela deixou um legado muito importante, a história de luta, de raça, de garra, isso continuou e passou para todos nós, então eu me sinto muito orgulhoso de tudo isso”, declarou Cláudio Porpino. 

Quem também participou da solenidade foi o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Além de ex-prefeito da cidade, ele exerceu o papel de vice-prefeito ao lado de Wilma de Faria, e  também a teve como vice-prefeita. Ele parabenizou a iniciativa do Legislativo municipal. “Eu quero me congratular com a Câmara em instituir essa Comenda homenageando uma das mulheres que marcaram a história do Rio Grande do Norte, que foi a ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria. Então é uma iniciativa importante da Câmara, faz justiça ay memória de Wilma de Faria e agradecer ao vereador Ary Gomes, que está de parabéns”, destacou Carlos Eduardo. 

A vereadora Eleika Bezerra (PSL) também acompanhou a solenidade. Ela foi ex-secretária de Educação por dois anos da gestão de Wilma e destacou a importância da representatividade dela na sociedade. “Eu acho que Wilma representou muito bem a nossa condição de mulher, um estado que teve tantas situações em que a mulher teve uma presença muito marcante. Wilma realmente era extraordinária, tudo que ela representou, a coragem, a disposição dela, que muito honra a nossa condição de mulher”, Eleika Bezerra. 

Filha da ex-governadora Wilma de Faria, a ex-deputada estadual Marcia Maia representou a família. Durante discurso, ela relembrou da sua mãe. “Saudade é a memória do coração, é o ato involuntário de sorrir ou lembrar da presença que se foi. É inspiração advinda do exemplo, é o amor que arde na ausência, é saudade que sinto, que o povo do Rio Grande do Norte sente. Professora, deputada federal, prefeita, governadora, vice-prefeita, vereadora, mulher, mãe, norteriograndense, avó também. Aqui nesta honrosa casa, ela encerrou sua trajetória fazendo o que mais amava, se dedicar a transformação do seu estado, da sua cidade, através da política e através das pessoas. Com ela, a lembrança do coração”, discursou Márcia. 

CIDADÃO NATALENSE
A solenidade também marcou a entrega do Título de Cidadão Natalense ao senhor Franklin Delano Meira Garcia. Macaibense, Franklin está há 50 anos se dedicando ao serviço público municipal. Emocionado, ele agradeceu o reconhecimento. “Muito emocionado, porque eu fiz recentemente 50 anos de serviço público na Prefeitura de Natal, sem ser de Natal, que sou de Macaíba. Vou receber esse Título que Ary propôs como cidadão natalense pelas atividades que desenvolvi nesses cinquenta anos na Secretaria de Turismo”, pontuou Franklin Delano. 

“Essa iniciativa criou uma vontade da gente querer fazer as coisas, organizar as coisas direito e dar respeito e dignidades às pessoas. Eu acho que é importante tanto dar o Título de Cidadão a Franklin como também a comenda Wilma de Faria. Aqui eu cheguei com esse intuito de homenagear essa grande mulher, esse ícone que hoje precisa ser prestigiada e lembrada sempre, que foi uma grande mulher, uma grande política para o Rio Grande do Norte”, acrescentou o vereador Ary Gomes. 

 

Texto: Kehrle Junior
Fotos: Verônica Macedo