• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

15/11/2019 30 anos do SINTE/RN são celebrados com sessão solene na Câmara de Natal

"Uma educação libertadora é capaz de revolucionar as pessoas e essas, dotadas de saber, revolucionam a sociedade". Foi com essas palavras que a vereadora Divaneide Basílio (PT) deu início na noite desta quinta-feira (14), a uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal para celebrar os 30 anos do SINTE/RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte). A cerimônia contou com a presença de líderes sindicais, professores e membros de movimentos sociais organizados. Na ocasião, personalidades de destaque na história da instituição foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados à sociedade. 

Em seu discurso, a vereadora Divaneide Basílio falou sobre a importância da solenidade. "É com alegria e muita que recebo companheiras e companheiros de luta e profissão para celebrar os 30 anos do SINTE, um dos sindicatos mais expressivos do estado com 20 mil filiados e bastante atuante. É um momento simbólico e ímpar poder homenagear aquelas e aqueles profissionais da educação que têm se comprometido cotidianamente na defesa de uma educação de qualidade, democrática e transformadora", afirmou.

"O Rio Grande do Norte é o único estado da federação governado por uma mulher, Fátima Bezerra, que também é uma professora e tem sua trajetória política marcada pela defesa da educação. Os investimentos que garantiram a ampliação dos IFRN’s, dos campis e cursos foram resultados dos esforços dela como deputada federal e senadora. Hoje, como governadora, continua comprometida com a causa", acrescentou.

A presidente do SINTE/RN, Fátima Cardoso, falou que o ato solene do Legislativo natalense constitui um momento de recordar as batalhas e comemorar as vitórias da categoria. "É em nome dessas vitórias que estamos aqui para receber essa homenagem e dedicá-la a todos os companheiros que fazem parte dessa construção coletiva e que estão conosco na trincheira. Vivemos tempos difíceis com um governo federal que tenta sucatear a educação pública e atacar os direitos dos trabalhadores. Por isso, mais do que nunca, precisamos estar unidos!".

Entre os homenageados, o professor Hudson Guimarães, ex-presidente do sindicato, disse que a entidade sempre esteve nas primeiras fileiras das lutas da sociedade potiguar. "Esta honraria representa muito e é de grande relevância, não para mim, não só para a diretoria da entidade, mas para todos os trabalhadores da educação, àqueles que lutam ao lado do povo". 

Por fim, o secretário estadual de Gestão de Projetos e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, ressaltou a iniciativa da Câmara de Natal. "Muito bacana esse reconhecimento do parlamento municipal para uma instituição sindical tão presente na vida da população; significa que o Legislativo está sintonizado com a história da cidade. O SINTE é uma célula viva, forte e de imensa tradição que acompanha todas as questões da educação. Parabéns para a vereadora Divaneide Basílio e todos os parlamentares que aprovaram essa justa homenagem", concluiu Mineiro, que é filiado ao sindicato. 

Texto: Junior Martins
Fotos: Verônica Macedo