13/03/2020 Dia Internacional da Mulher é celebrado em solenidade na Câmara de Natal

Em virtude do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Frente Parlamentar da Mulher da Câmara Municipal de Natal realizou na noite desta quinta-feira (12), uma sessão solene para celebrar todas as mulheres que contribuem para o engrandecimento do Município. Chefes de família, religiosas, professoras, empresárias, doutoras, filantropas, são alguns dos perfis das 28 homenageadas da noite que, representando todas as mulheres da cidade, receberam a Comenda Júlia Alves Barbosa, primeira vereadora da América Latina, orgulho da capital potiguar e um dos exemplos que engrandecem a tradição de pioneirismo das potiguares por emancipação e acesso aos espaços de poder.

"Se é de luta que se faz o 8 de Março, não poderia deixar de iniciar minhas palavras lembrando que neste sábado, dia 14, completa dois anos do assassinato da vereadora carioca, mulher, negra, de periferia, bissexual e militante dos direitos humanos. A execução de Marielle, além de um crime revoltante, representa um verdadeiro atentando à democracia, que atinge a todas nós, especialmente às políticas, detentoras de mandato, de forma pessoal. Se a tentativa era silenciar, saibam que hoje sua voz combativa é também a nossa voz", destacou a vereadora Júlia Arruda (PDT), coordenadora da Frente Parlamentar da Mulher.

Por sua vez, a vereadora Nina Souza (PDT) falou que ainda existe muito machismo na sociedade brasileira. "É uma questão cultural que precisa ser enfrentada.Temos que combater esse desequilíbrio de forças entre homens e mulheres. O que se espera é que a sociedade evolua, cada vez mais, no sentido da busca pela igualdade e valorização feminina".

Já a vereadora Divaneide Basílio (PT) disse que a solenidade constitui uma agenda que possibilita refletir sobre a situação da população feminina. "Trata-se de promover valorização, autoestima, visibilidade e reconhecimento da importância das mulheres para a história da humanidade. Considerando, inclusive, a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem muitas mulheres, explícita em diferentes situações cotidianas", avaliou.

Os números atestam que há muito a fazer. No Brasil, a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal; a cada 1,4 segundo há uma vítima de assédio (Fonte: Relógios da Violência, do Instituto Maria da Penha); no trabalho, as mulheres ganham 77% do salário dos homens (Fonte: IBGE, quarto trimestre de 2018). O Rio Grande do Norte registrou crescimento de 214% na taxa de mulheres mortas entre 2007 e 2017; ao analisar raça, o aumento para mulheres negras foi de 385%, segundo o Atlas da Violência 2019.

A advogada Andrea Nogueira foi uma das homenageadas da noite. Segundo ela, a data não é de festa: reflete a luta histórica por direitos e oportunidades. "É um dia para botar todas as questões que precisam ser debatidas em pauta, é para falar sobre a luta dos direitos da mulher. Conseguimos vitórias, mas ainda há muito o que caminhar".

Também agraciada com a Comenda Júlia Alves Barbosa, a jornalista Liziane Virgílio parabenizou o Legislativo natalense pelo engajamento na causa feminina. "Uma homenagem como essa é relevante e simbólica, especialmente porque ainda vivemos em um país extremamente machista, no qual as mulheres sofrem muitas violências. Todavia, momentos assim mostram que avançamos e que cada vez mais lugar de mulher é onde ela quiser".

CMN tem maior bancada feminina de sua história

A capital do Rio Grande do Norte, estado famoso pelo protagonismo das mulheres na participação política, é um motivo de otimismo. Dentre os 29 parlamentares de Natal, eleitos para a XVIII Legislatura da Câmara Municipal (2017-2020), seis vereadoras atualmente integram essa que é a maior bancada feminina: Eleika Bezerra (PSL), Júlia Arruda (PDT), Nina Souza (PDT), Carla Dickson (PROS), Ana Paula (PL) e Divaneide Basílio (PT).

Fotos: Verônica Macedo