13/04/2020 Vereadores visitam hospital de campanha que receberá pacientes com coronavírus

Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal realizaram nesta segunda-feira (13) uma visita para verificar o andamento das obras no antigo Hotel Parque da Costeira, que está sendo adaptado para a implantação do Hospital de Campanha do Município, que deve receber pacientes durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Na ocasião, os parlamentares anunciaram que a Câmara deverá se organizar para destinar emendas e recursos do próprio orçamento para ajudar o Executivo a enfrentar a doença.

O presidente da comissão, vereador Fernando Lucena (PT), disse que os serviços causaram boa impressão à comitiva. “Tivemos uma impressão muito positiva porque estamos saindo na frente com qualidade de estrutura superior à de outras cidades. Torcemos para que, quando passar essa pandemia, se torne um hospital de retaguarda que Natal tanto precisa. Para isso, precisaríamos unir forças para mantê-lo, porque estrutura já teria aqui”, destacou o parlamentar.

Cedido à Prefeitura de Natal pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) até o fim do Estado de Emergência decretado pelo Governo Federal, o prédio deverá ser devolvido em até 60 dias após o encerramento desse prazo, para que o TRT o disponibilize, em leilão, afim de que sejam pagas dívidas trabalhistas do antigo hotel. “Hoje pudemos ver o andamento das obras e a preocupação para entregar à cidade o quanto antes. Estendemos que todo o investimento para esse momento pode ser reforçado para manter o hospital, além desse momento de pandemia”, reforçou o vereador Preto Aquino (PSD).

De acordo com a secretária adjunta de atenção integral a saúde de Natal, Rayanne Araújo, a primeira fase do hospital funcionará com 100 vagas, distribuídas em 50 quartos equipados para receber os doentes com Covid-19. “Nos próximos dias estaremos recebendo os leitos clínicos e, para iniciar o atendimento efetivo, em 20 dias chegam os leitos de UTI. É preciso lembrar que não se trata de um hospital de porta aberta, mas regulado para pacientes encaminhados”, explicou. Alguns equipamentos já estão sendo instalados no local, bem como os reparos da rede elétrica e hidráulica.

Os vereadores planejam direcionar recursos para ajudar o Executivo a enfrentar a pandemia. “A Mesa Diretora já estuda uma forma de retirar recursos do seu orçamento para devolver ao Executivo, contribuindo com os investimentos na luta contra essa doença. Estamos verificando uma forma legal de devolução de parte do duodécimo”, revelou o vereador Felipe Alves (PDT), 1º secretário da Mesa Diretora.

Além disso, os parlamentares estudam encaminhar emendas impositivas para as áreas de saúde e de assistência social promoverem ações de combate ao COVID-19. “Cada vereador tem direito a R$ 500 mil em emendas impositivas, ou seja, são quase R$ 15 milhões que podemos destinar para a saúde e assistência. Acredito que o município tem feito sua parte e se empenhado em tomar providências. Nós podemos contribuir também”, enfatiza a vereadora Carla Dickson (PROS).

Texto: Cláudio Oliveira
Foto: Mara Rochele/TV Câmara Natal