17/11/2020 Projeto cria hortas orgânicas nas escolas municipais de Natal

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17), a Câmara Municipal de Natal aprovou, em segunda discussão, um projeto de lei apresentado pela vereadora Ana Paula (PL) que dispõe sobre a implantação de hortas orgânicas em todas as escolas públicas municipais de Natal. Com a chancela do plenário, a proposta segue agora para a sanção do Executivo.

Conforme o texto, o objetivo é proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender, valorização e incentivo às técnicas de cultura orgânica, estabelecendo relações entre valor nutritivo dos alimentos cultivados, além do fortalecimento da prática da agricultura familiar, geração de renda, soberania alimentar e integração entre a escola e a comunidade.

Também em segunda discussão, recebeu parecer favorável uma proposição de autoria do ex-vereador Rafael Motta, subscrita pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PDT), sobre a implantação de "Bueiro Inteligente" como forma de prevenção aos alagamentos na capital potiguar.

A tecnologia permite a remoção do lixo, que, em geral, escoa com as águas da chuva direto para os corpos hídricos (rios, córregos e mares); a destinação correta do lixo coletado; a redução dos pontos de alagamentos, uma vez que os bueiros estarão desobstruídos; e a prevenção de doenças, como a Dengue, a Chikungunha e o Zika Vírus. Após a realização da limpeza do bueiro, é possível mapear a quantidade e o tipo de lixo, apresentando percentualmente o volume total de plástico, vidro, papel ou metal, que foram retirados dos bueiros e, com isso, deixando de poluir rios e mares.

Fotos: Verônica Macedo