14/09/2021 Vereadores e servidores recebem curso de oratória na Escola do Legislativo

Vereadores e servidores da Câmara Municipal de Natal participaram, nesta terça-feira (14), do curso "Oratória na Política", promovido pela Escola do Legislativo Wilma de Faria.

A capacitação ocorrerá durante dois dias, ministrada pela pela palestrante Luiza Monteiro, sendo concluída nesta quarta-feira (15). "A oratória é fundamental no sentido de que a forma como direciona a mensagem tem que ser clara. Preocupados com isso, resolvemos promover esse curso em dois dias, buscando aprimorar a comunicação dos vereadores, assessores e servidores" explicou o diretor da Escola do Legislativo, Rafael Jácome.

Estão sendo abordados temas como a comunicação parlamentar, diferença entre discurso e fala espontânea e técnicas para melhorar a expressividade, a dicção e para evitar ruídos na comunicação. "A comunicação não é só falar. Envolve aspectos verbais e não verbais. Comunicar-se bem, com elegância, clareza e naturalidade é fundamental e adequando ao público-alvo, ou à população, ou ao assessor, ou ao colega de trabalho, voltado na política para saber qual a maneira mais assertiva para se comunicar no momento atual", explicou a palestrante Luíza Monteiro.

Entre os vereadores presentes, Anderson Lopes (SDD) destacou a importância do curso não só para os parlamentares, como para as assessorias. "A oratória é muito importante na política para se comunicar com a população e conseguir transmitir e receber a mensagem do povo para transformar em projetos", disse ele. A vereadora Margarete Régia (PROS) também participou do curso.

Para o assessor parlamentar Victor Lyra, o curso enriquece a carga de conhecimento que ele já vem adquirindo na área da comunicação. "São conteúdos que a gente aprende para lidar não apenas na área de comunicação, mas para todo o trabalho parlamentar do vereador que é necessário", destacou.

Fotos: Francisco de Assis

Curso de Oratória CMN 14/09/2021