22/10/2021 Câmara Municipal realiza sessão solene em homenagem a educadores

A Câmara Municipal de Natal homenageou 37 educadores, entre professores, gestores e coordenadores, com a entrega da Comenda Anísio Teixeira, em sessão solene proposta pelo vereador Herberth Sena (PL).

Para o propositor, a entrega da comenda é uma tradição importante no município, iniciada, em 2014, pela ex-vereadora professora Eleika Bezerra, presente à solenidade desta quinta-feira(21). Foram escolhidos para receber a condecoração profissionais que se destacam, ou se destacaram, na rede de ensino de Natal.

“Aproveitamos a passagem do Dia dos Professores para enaltecer o trabalho e a dedicação desses profissionais que, como dizia o grande educador Anísio Teixeira, têm a tarefa de educar um novo tipo de homem, mais consciente e bem preparado para resolver seus próprios problemas”, ressaltou Herberth Sena.

“A educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares. Assisti ao esforço dos educadores para fazer a diferença na vida de seus alunos em um contexto tão adverso, quanto durante a pandemia. Mais do que guerreiros, vocês são vocacionados, por aceitar uma missão tão importante de transmitir conhecimento e experiências, valores e princípios, sendo transformadores da sociedade, pois formam todas as profissões”, acrescentou.

Anísio Teixeira dá nome à condecoração por ter sido pioneiro na implantação de escolas e universidades no Brasil.  É considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século XX. Ele tinha o sonho de oferecer educação gratuita para todos. “Eu sou fruto desse sonho. Tenho muito orgulho em dizer que parte da minha educação foi construída na Escola Estadual Isabel Gondim, onde conheci professores que me marcam até hoje”, ressaltou Sena.

A professora Eliza Brito, uma das homenageadas pelo propositor, destacou que receber a comenda neste ano tem um significado especial, pois marca um momento de redescoberta da importância do professor por parte da sociedade e de reinvenção da profissão diante dos desafios impostos pelo distanciamento social durante a pandemia. Já para o professor Walter Fonseca, ex-secretário de Educação de Natal e ex-reitor da Universidade do Estado (UERN), o reconhecimento da importância do professor na sociedade não tem limitação de tempo ou momento. Ele destacou ainda que receber uma comenda que leva o nome de Anísio Teixeira é uma grande honra para qualquer educador.

Também prestigiaram a solenidade, o secretário adjunto municipal de Educação, Aldo Fernandes, representando o prefeito Álvaro Dias, e o deputado estadual Ubaldo Fernandes.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Verônica Macedo