26/11/2021 Em sessão solene, Câmara Municipal concede cidadania natalense a Constância Lima

A Câmara Municipal de Natal, por proposição da vereadora Divaneide Basílio (PT), fez a entrega, durante sessão solene nesta sexta-feira (26), do Título de Cidadão Natalense para a professora e escritora Constância Lima Duarte pelos relevantes serviços prestados à sociedade. A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, profissionais empenhados na educação, familiares e amigos da homenageada.

Constância Lima Duarte é graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Foi professora no Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 1979 a 1996, quando se aposentou e se transferiu para Belo Horizonte. Destaque para suas publicações relacionadas à escritora potiguar Nísia Floresta e à literatura do RN.

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Divaneide Basílio ressaltou que Constância representa uma referência nacional no mundo da literatura, artes e luta das mulheres. "Uma mulher que estudou toda a obra de Nísia Floresta, que fez um resgate histórico dessa grande escritora potiguar. Uma mulher que se afirma no mundo acadêmico e científico. É sobre a vida das mulheres, é sobre não ter violência, é sobre ter muita arte", afirmou.

"Diante de tantas publicações, é inegável a grande contribuição da nossa homenageada para a cidade do Natal e sua população, principalmente no que diz respeito à sua área de atuação, que envolve educação, pesquisa e literatura. Com certeza, o Legislativo natalense faz justiça neste dia ao conceder a cidadania natalense a essa brilhante mulher", completou Divaneide.

Rejane de Souza, coordenadora regional do Mulherio Nísia Floresta, recordou a trajetória da professora. "Constância criou nos anos 90 o primeiro núcleo de estudos da obra de Nísia Floresta, na UFRN. Ou seja, trata-se de uma pioneira no trabalho de valorização da grande escritora potiguar; certamente a maior pesquisadora brasileira da temática sobre Nísia Floresta", pontuou. "Além disso, ela trouxe em 1993 o Primeiro Seminário de Mulheres e Literatura, sendo outra imensa contribuição para a universidade. Portanto, a iniciativa da vereadora Divaneide Basílio é um reconhecimento necessário", acrescentou.

Em seu discurso, a professora Constância Duarte disse estar honrada em receber a mais importante condecoração conferida pela Câmara Municipal de Natal. "Eu penso que este título veio oficializar um sentimento de pertencimento que tenho há muito tempo por esta cidade desde que cheguei em 1979 para trabalhar na UFRN. Considero, inclusive, mais um presente de Nísia Floresta, pois se eu contribuí para divulgá-la, ela tem me dado muito mais".

Fotos: Elpídio Júnior