18/01/2022 Comissão de saúde apura suspensão de cirurgias no Hospital do Santa Catarina

Vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal realizaram nesta terça-feira (18) uma visita ao Hospital Geral Dr. José Pedro Bezerra, no conjunto Santa Catarina, na zona Norte, para apurar denúncias sobre cancelamento de cirurgias eletivas de idosos sem prévio aviso.

"Viemos a partir de denúncias de que há cirurgias desmarcadas quando o paciente já está no hospital, sem que ele soubesse antes. Procuramos entender o que de fato acontece", explicou o vereador Luciano Nascimento (PTB). "Fizemos questão de pedir a sensibilidade da direção do hospital para que se inteire com os profissionais visando melhorar a comunicação, de modo que não prejudique o paciente que já está há muito tempo esperando", destacou o presidente da comissão, vereador Preto Aquino (PSD).

A comissão foi recebida pelo diretor médico da unidade hospitalar, Yuri Adrenovitch, que reconheceu o problema e se comprometeu a melhorar a comunicação entre os profissionais e os pacientes. "São procedimentos que podem ter suspensão ou adiantamento e no caso dos cancelamentos isso acontece frente ao adoecimento dos profissionais em meio à pandemia da covid-19 e à epidemia de gripe. Outros fatores como férias, afastamentos e problemas de caráter remuneratório também comprometem o atendimento. Como as cirurgias são feitas mediante contrato de empresa terceirizada, a reposição é difícil e leva tempo", explicou o médico.

Ele disse ainda que a fila de cirurgias eletivas é controlada pelo Ministério Público do Estado e o Hospital do Santa Catarina realiza mais de 80 dessas por mês, maior parte são vasculares. Porém, a pandemia fez com que esses procedimentos deixassem de ser realizados, tanto nos hospitais públicos quanto privados, porque os leitos ficaram disponiveis para UTIs.

Com a visita e as explicações do diretor médico, a comissão vai elaborar um relatório e definir encaminhamentos. "Vamos formular relatório e debater dentro da comissão a necessidade de enviar ao Ministério Público porque chama muito a atenção a questão do atraso no pagamento dos profissionais, o que também contribui para o cancelamento de cirurgias", declarou a vereadora Camila Araújo (PSD). O vereador Geovane Peixoto (PTB) também participou da visita.

Fotos: Francisco de Assis

Visita Externa da Comissão de Saúde 18/01/2022