11/05/2022 Câmara concede cidadania natalense à jornalista Alcyone Coelho

A Câmara Municipal entregou o Título de Cidadã Natalense à jornalista Alcyone Coelho, nesta terça-feira (10). Nascida em Teresina/PI, a comunicadora mora nos Estados Unidos há duas décadas e lá divulga as belezas, cultura e costumes da capital potiguar, através do trabalho, blog e redes sociais.

A proposição da homenagem foi da vereadora Ana Paula Araújo (Solidariedade). “O trabalho de Alcyone é uma contribuição à nossa cidade, que tem no Turismo uma das principais atividades econômicas. Através da atuação como jornalista, ela difundi e compartilha com o mundo nossas paisagens e faz um link cultural. Além disso, quando estudante da primeira turma de Jornalismo da Universidade Potiguar (UnP), ela foi um membro ativo do movimento estudantil em muitas lutas que garantiram direitos até hoje assegurados aos natalenses”, justificou a parlamentar.

Em Natal, onde chegou com quatro anos de idade, Alcyone teve passagens pelo jornal Diário de Natal e revista RN Econômico, entre outras publicações. Nas comemorações dos 500 anos do Brasil, fez parte do grupo de artistas locais que representou o Estado na exposição "Do RN ao RS: As Diferenças Culturais do Brasil", com um trabalho fotográfico sobre trabalhadores ambulantes do centro de Natal, em Viena (Áustria). No quarto centenário de Natal, ela foi uma das editoras da revista comemorativa "Natal 400 anos", publicada pela Universidade Potiguar. Nos Estados Unidos, trabalhou como repórter especial e colunista de vários veículos de comunicação voltados para a comunidade brasileira, como o Jornal Brazilian Times, onde também atuou como editora, tendo recebido menções honrosas pelo trabalho voltado para a comunidade.

“Recebo esse Título com um único sentimento, que é o de alegria. Eu me sinto de Natal. Quando me perguntam de onde sou, respondo que sou de Natal, porque é aqui que minha família está e é essa cidade que chamamos de casa”, afirmou a homenageada.

A jornalista é pós-graduada em Comunicação Empresarial, pela Harvard Extension School, e tem especialização como controller e analista jurídica pela State College of Florida. Na Boston University e na Southern New Hampshire University, Alcyone desenvolveu estudos na área de Justiça Criminal, estando às vésperas de concluir Mestrado na área. Atualmente, atua como auditora/investigadora de fraude para a loteria do Estado, Massachusetts State Lottery Commission, sendo a primeira mulher a exercer a função nos 50 anos da organização.

Entre familiares, amigos e colegas dos tempos da Universidade, a também jornalista e amiga da homenageada, Francineide Damasceno destacou a atuação de Alcyone para difundir os atrativos turísticos e culturais de Natal nos Estados Unidos. “É uma homenagem muito justa a alguém que ama nossa cidade e que leva seu nome para o mundo”, afirmou.

Título de Cidadã à Jornalista Alcyone Coelho 10/05/22