12/05/2022 Câmara Municipal homenageia 25 anos do Colégio Pinheiros Natal

Nesta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene em homenagem aos 25 anos de fundação do Colégio Pinheiros Natal. Diretores, professores, funcionários, familiares, alunos e ex-alunos participaram da solenidade, conduzida pela vereadora Júlia Arruda (PCdoB).

“A família Pinheiro, assim como a árvore que originou esse sobrenome, deixa frutos permanentes na vida da população natalense”, justificou a propositora da solene, lembrando que a escola já foi reconhecida pela Casa, quando agraciada com a comenda educador Anísio Teixeira, importante homenagem na área da Educação. “O cuidado e atenção com a Educação que o Colégio Pinheiros carrega cruza com o nosso mandato em inúmeras iniciativas, entre as quais quero destacar o trabalho realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, mais precisamente o projeto “Escola na Frente”, que levou informações sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes para a instituição. A Frente Parlamentar funciona como uma extensão do trabalho na Câmara e promove o contato direto com crianças e adolescentes, e a discussão de temas relevantes para esse público. O Colégio Pinheiros sempre foi um parceiro do nosso mandato, acolhendo nossas lutas e ajudando também a divulgá-las”, acrescentou.

Atualmente com quase 700 alunos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a escola, fundada em 17 de fevereiro de 1997, cresce no coração do Alecrim, na Rua dos Pajeús. Com quase dois mil metros quadrados de área construída, o Pinheiros Natal dispõe de biblioteca, laboratório de informática, biologia, química e física, sala de multimídia e um ginásio de esportes. “A organização e a implementação de ações administrativas e pedagógicas sempre teve como objetivo garantir qualidade didática, pedagógica e de infraestrutura física”, afirma o fundador e diretor, educador João Pinheiro Borges. Para ele, qualidade, segurança e acolhimento é o que buscam as famílias que matriculam os filhos e filhas na escola.

Com 67 funcionários, o colégio passou por vários desafios ao longo dos 25 anos de funcionamento. “A pandemia que impôs a adaptação das aulas para o ensino remoto certamente foi um grande desafio. Mas, investimos em tecnologia e, em cerca de dois meses, conseguimos garantir a continuidade do ano letivo. Não perdemos e ainda ganhamos alunos”, contou o educador, que se declarou feliz e agradecido pela homenagem da Câmara Municipal de Natal

A coordenadora geral do colégio, Walquiria Pinheiro, atribui o crescimento e sucesso da escola ao trabalho, responsabilidade e dedicação da família e dos funcionários. “Estamos sempre nos renovando”, garante ela, que é pedagoga, professora de História e continua se qualificando, agora na área da neuropedagogia.

O clima de empresa familiar é consolidado com a entrada de cada novo membro da família Pinheiro nas atividades da escola e pelo quadro de funcionário de colaboradores antigos, entre as quais está a professora Joilza Ferreira, que está nas salas de aula da escola desde 1997, onde lembra que ingressou muito jovem, com apenas 19 anos de idade, e encontrou incentivo para se qualificar, sendo hoje graduada em Língua Portuguesa e Pedagogia.

Para reafirmar o compromisso de formar cidadãos críticos e éticos, que possam cultivar valores e desenvolver conhecimentos com objetivos voltados para a formação integral, a escola, conta seu diretor, inovou com a Oficina das Finanças, um programa que prepara, desde crianças, seres capazes de lidar com o dinheiro com ética, empreendedorismo, cooperação, responsabilidade social, previdenciária e ambiental, e liderança. “Queremos possibilitar o desenvolvimento das competências necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que sejam felizes na escola e na vida, e para que sejam agentes transformadores de uma sociedade melhor”, garante João Pinheiro Borges.

O subsecretário estadual de Educação, Marcos Lael, representou o Governo do Estado na solenidade, que homenageou a escola e alguns de seus coordenadores, professores e funcionários.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo