18/05/2022 Câmara de Natal homenageia artistas com a Comenda Dorian Gray

A Câmara Municipal de Natal agraciou dezoito homenageados, nesta terça-feira (17), com a Comenda Dorian Gray Caldas, criada pelo Decreto Legislativo 1390/2018, para ser entregue anualmente a artistas que se destacarem na área da cultura da capital potiguar. Segundo a proposição, a entrega da honraria deve ocorrer em alusão ao Dia do Artista Plástico, comemorado em 08 de maio. Podem ser agraciados com a Comenda, pintores, escritores, poetas, escultores e demais profissionais em atuação na área da Cultura.

“Nosso mandato acolheu a entrega da Comenda Dorian Gray por manter laços estreitos com a Cultura e com os fazedores da arte potiguar”, justificou a vereadora Brisa Bracchi (PT), propositora da sessão solene em homenagem aos artistas. “Buscamos valorizar diferentes linguagens artísticas”, ressaltou ao falar dos cinco indicados por ela para receber a honraria, entre os quais estavam grafiteiras da arte urbana, ilustradores, cartunistas, fotógrafos e roteiristas de cinema e das artes audiovisuais. “Os artistas vivem um momento difícil não só pela pandemia, mas também pelo desmonte de políticas públicas de incentivo e de promoção à Cultura, além dos reincidentes casos de censura. Essa é uma oportunidade de reafirmar o importante papel deles e da arte em nossas vidas”, destacou.

Entre os agraciados com a Comenda estavam artistas de nome e obra muito populares para os potiguares, como o pintor natalense autodidata Vatenor, conhecido por seus cajus, e o fotógrafo Fernando Chiriboga, nascido nos Andes Equatorianos, mas, desde 1985, fixado em Natal, onde iniciou carreira profissional em 1990 e lançou o primeiro de seus 17 livros, em 2004, retratando a mata atlântica potiguar.

“É um momento muito especial pra mim e para minha carreira. O menino de Igapó que conseguiu chegar ao Rio de Janeiro, a Nova Iorque e a Paris, recebe o reconhecimento de sua própria terra”, comentou Vatenor de Oliveira, sobre a homenagem na Câmara Municipal de Natal.

A importância do reconhecimento do Legislativo Municipal também emocionou a artista e pesquisadora Consuelo Vea Coroca, que define a própria obra como intervenção e construção de uma cartografia social, há 10 anos. A arte de Consuelo ocupa e modifica espaços abandonados pela capital em grandes murais. “Fiquei muito surpresa de ser convidada para entrar pela porta da frente dessa Casa: eu e minha ancestralidade de mulher originária afro indígena”, confessou. “Surpreso” também foi como se definiu o jornalista, escritor e cartunista Aureliano, que elogiou a valorização e o reconhecimento a todas as formas de artes. “Gêneros que se comunicam entre si”, concluiu.

Dorian Gray Caldas (1930-2017), artista plástico e escritor natalense, é tido como um dos precursores da modernidade artística no Rio Grande do Norte. A arte dele se manifestou em desenho, pintura de cavalete, pintura mural, mosaico, escultura, cerâmica, gravura e tapeçaria. Gray construiu uma identidade alicerçada na arte moderna, e o protagonismo dele se sobressai na constituição da identidade artística potiguar.  A atividade profissional de Gray iniciou em 1950, com o I Salão de Arte Moderna de Natal, em parceria com os artistas Newton Navarro e Ivon Rodrigues. Em 1989, tem um ponto alto com a publicação do livro “Artes Plásticas do Rio Grande do Norte (1920-1989). O artista plástico morreu aos 86 anos.

O presidente da Fundação Capitania das Artes, Dacio Galvão, representou o prefeito Álvaro Dias, na solenidade e aplaudiu a iniciativa de destacar e homenagear artistas potiguares com a memória de um dos maiores entre eles, que foi Gray. O Governo do RN foi representado, na sessão solene, pelo diretor da Pinacoteca estadual, João Daniel.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo