30/05/2022 Comissão de Saúde da Câmara realiza visita fiscalizatória em UBS de Nova Cidade

Nesta segunda-feira (30), a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal visitou as instalações da Unidade de Saúde Básica do bairro Nova Cidade, zona Sul, para verificar o andamento dos trabalhos, identificar problemas e providenciar soluções. Estiveram presentes no encontro os vereadores Preto Aquino (PSD), presidente do colegiado, Camila Araújo (União Brasil), Peixoto (PTB) e Luciano Nascimento (PTB).

Os parlamentares fiscalizaram espaços como a sala de vacinação, sala de curativos, regulação, consultório de enfermagem e farmácia, a fim de verificar se tem uma boa iluminação, como está a situação das insulinas e seringas, se existem computadores com internet e profissionais suficientes. Ao final do encontro, o vereador Preto Aquino elencou os pontos positivos e negativos observados.

"Das unidades que visitamos, essa é uma das melhores. Os atendimentos estão acontecendo e a comunidade é assistida. Porém, a equipe está sobrecarregada porque faltam profissionais nas áreas de medicina e enfermagem. Têm equipamentos, mas faltam insumos. Encontramos também vazamentos e infiltrações na estrutura do prédio. Portanto, esperamos que a Secretaria Municipal de Saúde seja sensível às carências aqui em Nova Cidade", disse Preto.

Por sua vez, o vereador Peixoto ressaltou o trabalho realizado pela comissão. "Trata-se de uma atuação fiscalizatória e propositiva rotineira deste grupo temático em prol da saúde pública do nosso município. Agora, vamos formatar um relatório com todas as situações observadas e encaminhar para a Secretaria de Saúde providenciar as melhorias", pontuou.

A enfermeira Ariane Macêdo agradeceu a visita da Comissão de Saúde do Legislativo natalense. "Esperamos que este colegiado formado pelos parlamentares seja mais um canal de comunicação com a Prefeitura de Natal para o conhecimento dos problemas que temos na estrutura física e manutenção, além da necessidade de mais servidores para compor as equipes. Precisamos de apoio para continuarmos prestando um bom serviço à população".

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN - Visita a UBS Nova Cidade 30.05.2022