01/06/2022 Câmara entrega Título de Cidadão Natalense a defensor de Direitos Humanos

“Mais natalense que gaúcho”. “Um homem solidário”: É como familiares, amigos e colegas de profissão definem o advogado Anderson Rogério Borges dos Santos, que recebeu, nesta terça-feira (31), o Título de Cidadão Natalense outorgado pela Câmara Municipal, por proposição do vereador Peixoto (PTB).

“Esse título é a maior honraria concedida por esta Casa. Por isso, sou muito criterioso para concedê-lo. Quero, em nome da Câmara Municipal de Natal, parabenizar Rogério, por merecê-la, por tudo que já fez em nossa cidade. Tenho certeza de que ele honra essa cidadania, proposta pelo vereador Peixoto e concedida por todos nós vereadores, fazendo jus a sua trajetória e contribuição social dada a Natal”, disse o presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (União Brasil).

“Tenho certeza de que esse é um dos títulos de cidadania mais justos que essa Casa já concedeu. Conheci Rogério na zona Norte, há cinco anos, e tenho acompanhado, com muita admiração e respeito, o trabalho dele nas instituições, nas igrejas e nas comunidades”, reforçou o propositor da honraria, vereador Peixoto.

Natural de Santa Maria/RS, o novo cidadão natalense chegou em Natal, em 2000, transferido pelo Exército Brasileiro, onde servia como sargento. Anderson Rogério Borges dos Santos é formado em Direito pela PUC do Rio de Janeiro e, como advogado, é conhecido pelas causas “pro bono”, expressão em Latim que significa “para o bem”, usada para classificar o exercício da advocacia voluntária. “Vejo muitas pessoas carentes chegando ao nosso escritório em busca dele, e o vejo sempre pronto a atender e advogar sem remuneração pelas causas dos mais carentes. A Câmara Municipal de Natal acertou ao conceder esse honroso título ao meu amigo Anderson Rogério”, contou o sócio Agostinho Ferreira da Silva.

Morador do Conjunto Gramoré, na zona Norte de Natal, o advogado também é conhecido por ser um homem religioso, ligado à Paróquia São João Bosco. Ele foi um dos responsáveis pela implantação da Igreja Imaculada Conceição, no loteamento Nova Jerusalém, bairro de Lagoa Azul, um dos mais carentes da zona Norte. “Quem é religioso não é intolerante, não é preconceituoso, porque tem Deus no coração. Assim é Anderson Rogério, que merece muito essa homenagem”, testemunhou o Babalorixá Melquisedec de Xangô, que na solenidade representou o Fórum Inter-religioso do RN, do qual o advogado faz parte.

“Recebo esse Título de Cidadão Natalense com um sentimento ímpar. Recebê-lo me faz recordar tantas coisas vividas nessa cidade, que me acolheu e onde fixei minha família, há 22 anos. Ainda que tudo que fazemos, devemos fazer sem esperar reconhecimento, meu sentimento hoje é de alegria e gratidão”, agradeceu o homenageado, que em seu discurso usou a tribuna da Casa para defender os Direitos Humanos e a tolerância religiosa.

Texto: Ilana Albuquerque

Fotos: Verônica Macedo

Título de Cidadão Natalense - Anderson Rogério Borges dos Santos (31/05/22)