02/06/2022 Audiência pública debate questões do meio ambiente e situação climática

A Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública, nesta quinta-feira (02), com o tema: “Como Enfrentar a Emergência da Questão Ambiental: O Planeta Pede Socorro!”. A audiência foi proposta pelo vereador Profº Robério Paulino (PSOL).

“Propusemos essa audiência pois estamos na Semana Nacional do Meio Ambiente, e além disso, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A questão ambiental no planeta é muito grave. Os polos da nossa terra estão derretendo, a atmosfera está aquecendo, o nível do mar está subindo demais, a situação é muito crítica. Hoje tivemos aqui justamente para discutir a gravidade da questão ambiental e tentar alertar e incentivar a mudança de comportamento das pessoas”, afirmou o vereador propositor.

A mesa de debate foi composta por diversos profissionais e ativistas do meio ambiente. O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, esteve presente e comentou sobre a importância das discussões sobre temáticas como essas: “Tivemos aqui uma grande audiência tratando sobre as principais temáticas e problemáticas da questão ambiental. É importante realizar esses debates para que possamos entender como podemos avançar com segurança no desenvolvimento social e econômico mas sempre preservando os recursos naturais”, declarou.

Para Francisco Iglesias, representante da Associação Amigos da Natureza, a questão climática é uma questão coletiva, mas que deve comover cada indivíduo. “Temos que lembrar que os recursos da Terra são finitos, que moramos num pequeno planeta e precisamos ter ações concretas para efetivamente combater os danos ao clima e meio ambiente”, explicou.

A vereadora Divaneide Basílio (PT),  também presente ao encontro, aproveitou para enfatizar a importância da Semana do Meio Ambiente e das belezas naturais do estado do RN: “Essa semana é muito importante e não poderíamos deixar de trazer essa pauta aqui. É uma alegria ver uma mesa tão potente com pessoas que lutam e possuem compromisso muito grande com o tema. Nossa cidade e estado são tão bonitos por ter tantas belezas naturais e não podemos perder isso, tanto para nós, quanto para as gerações futuras”.

O vereador Eribaldo Medeiros (PSB) também participou da audiência e reforçou a necessidade de atenção aos lixões de Natal. “Há alguns anos, conseguimos tirar mais de 20 pontos de lixo do nosso município, mas o lixo migra de um lugar para outro. Diminuímos os lixões em alguns lugares, mas em seguida eles aumentaram em outras áreas. Precisamos implementar ações mais eficazes para resolver o problema do lixo na nossa cidade”, pontuou.

Texto: Juliane Araujo
Fotos: Francisco de Assis