09/06/2022 Câmara Municipal concede Título de Cidadão Natalense a João Gentil de Sousa Neto

Em sessão solene prestigiada, a Câmara Municipal entregou Título de Cidadão Natalense a João Gentil de Sousa Neto, ex-presidente e ex-diretor executivo da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam RN), e ex-secretário de Esportes de Natal.  O presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (União Brasil), lembrou que essa é a maior honraria do Legislativo Municipal e ressaltou que a CMN é criteriosa na concessão da cidadania. “João Gentil está sendo reconhecido pelos serviços prestados à nossa cidade”, afirmou.

“João Gentil tem uma história muito bonita em Natal e, em todos os cargos que ocupou, fez um bom trabalho, reconhecido pelos vereadores. A pessoas assim, como dizia meu pai, é preciso homenagear em vida. E é isso que tenho tentado fazer como vereador. Estou muito feliz em fazer de João Gentil mais um irmão natalense”, justificou o vereador Klaus Araújo (SD), autor do decreto legislativo que concedeu a Cidadania Natalense ao homenageado.

João Gentil de Sousa Neto nasceu em Patu, município da Região Oeste potiguar.  É graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e pós-graduado em Direito Ambiental. No segmento da Comunicação, foi fundador e diretor dos jornais Correio da Tarde e Jornal de Mossoró. Atuou como Conselheiro Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e foi presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA- RN). Como secretário de Esportes da Prefeitura de Natal, intensificou e conseguiu executar obras que há anos a população solicitava, em espaços esportivos e de lazer, como a revitalização de quadras e campos de futebol em inúmeros bairros, bem como a conclusão da reforma do Ginásio Nélio Dias e da construção do Estação Cidadania - Esportes,  um centro de iniciação esportiva, ambos na zona Norte.

“Sinto-me honrado em receber esse título de cidadania. Obrigada ao vereador Klaus Araújo que o propôs, a todos os vereadores que o subscreveram e ao presidente Paulinho Freire por outorgá-lo a mim. Obrigada a Natal, pela qual assumo hoje o compromisso de fazer sempre mais”, agradeceu o homenageado.

“Quero parabenizar a Câmara Municipal de Natal, que entrega um título de cidadania a um cidadão que tem serviços prestados a todo o Rio Grande do Norte. Um homem de bem e amigo dos amigos, que representa e exerce com responsabilidade a vida pública e política. Vim prestigiar essa homenagem por julgá-la merecida”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Ezequiel Ferreira.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo