10/06/2022 Câmara entrega Comenda Wilma de Faria a benfeitores da Assistência Social

A Câmara Municipal de Natal entregou a Comenda Wilma de Faria, criada por proposição do então vereador Ary Gomes, em 2017, para homenagear profissionais, gestores e benfeitores da área de assistência social. “Quando soube que existia essa comenda na Casa, fiz questão de assumir a entrega através do meu mandato”, contou a vereadora Margarete Régia (PROS), propositora da sessão solene, desta quinta-feira (09), que homenageou também pessoas que trabalharam nos projetos sociais criados e executados pela “Guerreira”, quando prefeita de Natal e governadora do Rio Grande do Norte.

“Wilma de Faria foi um ícone da política do RN, e uma das maiores referências para as mulheres potiguares, inclusive para mim. Com dedicação e empenho na assistência social, ela fortaleceu os clubes de mães, de jovens, de idosos, além dos centros comunitários de Natal, onde fazia questão de conhecer e participar de todos os eventos promovidos por essas instituições”, lembrou a vereadora, que destacou que a comenda é para que os natalenses não esqueçam do legado de Wilma de Faria.

Dona Wilma nasceu em Mossoró e cresceu em Caicó. Formou-se em Letras pela (UFRN), onde também foi professora. Fez especialização em Sociologia e mestrado em Educação.  Foi a primeira deputada federal eleita pelo RN, inclusive foi deputada constituinte em 1988. Foi também a primeira prefeita de Natal e a primeira governadora do Rio Grande do Norte.

Entre as homenageadas com a Comenda Wilma de Faria, a diretora geral da CMN, Iracy de Azevedo, que esteve ao lado da “Guerreira” por muitos anos, se emocionou. “Falar de Wilma é falar de coragem e de audácia. Ela não tinha medo de errar. Ela tinha medo de não fazer. Ela me ensinou a não pecar por omissão. Se tiver que errar, que erre por excesso, ela dizia”, lembrou, acrescentando que D. Wilma, entre outros inúmeros projetos, deu habitação a milhares de natalenses de baixa renda.

Também entre os homenageados, o deputado estadual Albert Dickson, lembrou do tempo que conviveu com D. Wilma e elogiou a iniciativa da Câmara Municipal, através do mandato da vereadora Margarete, para que o povo de Natal e do Rio Grande do Norte jamais esqueça o legado da ex-prefeita e ex-governadora.

Em nome da família, a ex-deputada estadual Márcia Maia, filha de D. Wilma, agradeceu à Câmara Municipal pela criação e entrega da Comenda, que manterá viva a memória da mãe. “Nossa família está sensibilizada e emocionada. Homenagear pessoas que desenvolvem trabalho na área social tem tudo a ver com a vida pública de Wilma de Faria, que desde a formação acadêmica e durante a vida política esteve à frente das pastas da assistência social, trabalho e habitação”, contou.

“Sei bem o que dona Wilma fez por esta cidade e este estado na área social. Tantos projetos e ações que ajudaram inúmeras famílias e promoveram uma verdadeira transformação social. “Casa da gente”, “Cheque reforma” e “Cheque moradia”, programas de habitação para população de baixa renda; “Central do trabalhador”, para a capacitação profissional;  “Gás social” e “Internet para todos”, entre tantos outros”, enumerou a vereadora Margarete Régia.  “Sou fruto do que d. Wilma semeou em sua trajetória política, e ter estado ao lado dela muito me honra. A Comenda Wilma de Faria é uma homenagem não apenas ao legado da “Guerreira” de serviço à sociedade, mas também aos profissionais que doam suas vidas em prol de ajudar ao próximo”, finalizou.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo