10/06/2022 157° aniversário da Batalha do Riachuelo é celebrado com solenidade na Câmara

Durante uma sessão solene nesta sexta-feira (10), a Câmara Municipal de Natal, por iniciativa da vereadora Camila Araújo (União Brasil), celebrou o 157º. aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A batalha é considerada pelas Forças Armadas como a mais importante ocorrida durante a Guerra do Paraguai entre os anos de 1861 a 1865, em que a Marinha brasileira saiu vitoriosa. Na solenidade, foi feita a entrega ao almirante André Moraes Ferreira, comandante do 3° Distrito Naval, de diploma pelos relevantes serviços prestados à capital potiguar.

Ao fazer uso da palavra, a vereadora Camila Araújo lembrou que o dia 11 de junho, data da Batalha do Riachuelo, constitui um marco em homenagem à Marinha brasileira. "Nesta data magna, estamos com o sentimento de profunda gratidão aos marinheiros que de forma heróica e corajosa dedicaram suas vidas naquele embate decisivo que contribuiu para a vitória do Brasil na Guerra do Paraguai", declarou a parlamentar.

“O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” – essa foi a mensagem transmitida para a frota brasileira pelo então comandante da Marinha no dia da Batalha do Riachuelo, almirante Barroso, recordou o almirante André. "Aquele dia entrou para a história gloriosa da Marinha pelos exemplos de perseverança e sacrifício dos nossos heróis pela pátria. Portanto, devemos sustentar o fogo até o fim porque a vitória é nossa! Este lema deve servir, inclusive, de incentivo e encorajamento aos brasileiros patriotas na busca dos seus objetivos", afirmou.

Por sua vez, o coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social do RN, ressaltou a importância de celebrar a data histórica. "A Marinha do Brasil é uma instituição centenária e merece receber esta bela homenagem do Legislativo natalense, que contou com a presença de representantes das forças de segurança pública e defesa nacional", disse ele, que na ocasião representou a governadora Fátima Bezerra.

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada um dos maiores triunfos da História das Forças Armadas do Brasil. A sua deflagração tem a ver com a Guerra do Paraguai, onde o Brasil juntou forças com a Argentina e o Uruguai. O conflito foi resultado de uma série de disputas políticas envolvendo as nações que trafegavam na região do rio da Prata.

Foto: Verônica Macedo

157 Anos da Batalha Naval do Riachuelo 10/06/22