11/06/2022 Câmara concede cidadania natalense ao desembargador Marco Antônio Marques

A Câmara Municipal de Natal, através da proposição foi da vereadora Ana Paula (SD), agraciou com o Título de Cidadão Natalense o advogado, professor, escritor, juiz e desembargador aposentado Marco Antônio Marques da Silva. A sessão solene para a entrega da mais importante honraria concedida pelo parlamento da capital potiguar aconteceu nesta sexta-feira (10) e contou com a presença de personalidades jurídicas e políticas, autoridades representativas dos advogados e magistrados, familiares e amigos do homenageado.

Natural de Itapetinga (SP), Marco Antônio possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também é pós-doutorando em Direito Penal, Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Além de sua extensa atividade acadêmica como professor, coordenador, diretor e presidente em diversas universidades do curso de Direito, ele também possui experiência como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e foi membro de diversas comissões institucionais.

Também é autor de livros e artigos nessas áreas e, atualmente, o desembargador é Membro do Conselho Científico da “Lisbon Law Review”, Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; integra a Comissão Científica da “Interpretatio Prudentium: Direito Romano e Tradição Romanista em revista” e é membro do Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Em seu pronunciamento, a vereadora Ana Paula disse que o Legislativo municipal sente-se honrado em reconhecer publicamente a atuação do magistrado em prol da justiça do Rio Grande do Norte e da cidade do Natal. "Nobres defensores, nunca esqueçam do compromisso assumido ao prestar juramento na Ordem dos Advogados deste grande país. Assim, muitos e grandes nomes, como ao que tributamos honra nesta assembleia, serão igualmente conduzidos a este momento celebrativo em função de suas vidas e carreiras gloriosas no solo sagrado desta cidade hospitaleira e acolhedora", declarou a parlamentar.

"Parabéns ao Dr. Marco Antônio, bem como aos familiares e amigos pela honraria recebida no presente momento; parabéns aos alunos e à cidade pelo privilégio de comportar tão grande estrela, não apenas do mundo jurídico, mas sobretudo pelo grande humano que que esta terra tem o privilégio de abrigar", concluiu.

Ao fazer uso da palavra, Marco Antônio agradeceu à Câmara Municipal de Natal pela concessão da cidadania natalense. "Devo este título ao caráter hospitaleiro e receptivo do povo de Natal. Há 31 anos que eu frequento a capital potiguar de forma ininterrupta e, por este motivo, já me sentia parte desse lugar maravilhoso. Agora, posso dizer com orgulho que sou oficialmente natalense. E receber uma honraria aprovada por agentes públicos eleitos pela população, significa que algo de positivo eu fiz por esta cidade. Muito obrigado a todos!", comemorou.

Fotos: Elpídio Júnior