20/06/2022 Comissão de Saúde visita Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal deu continuidade, nesta segunda-feira (20), às visitas fiscalizatórias nos equipamentos de saúde da capital potiguar. Dessa vez, o colegiado vistoriou as instalações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Cidade Alta, zona Leste, para verificar o andamento dos trabalhos, identificar problemas e providenciar soluções. Estiveram presentes no encontro os vereadores Preto Aquino (PSD), presidente da Comissão, Camila Araújo (União Brasil), Herbert Sena (PL) e Luciano Nascimento (PTB).

O Cerest é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram. Esses dados podem ser de extrema valia para as negociações feitas pelos sindicatos e também para a formulação de políticas públicas.

Ao final do encontro, o vereador Preto Aquino disse que vai solicitar à Secretaria Municipal de Saúde para divulgar mais o trabalho do Cerest. "O trabalhador precisa saber a importância dessa instituição criada para promover ações a fim de melhorar as suas condições de trabalho e a qualidade de vida. Então, o Poder Público tem que fazer com que todos saibam da existência desse espaço de apoio aos trabalhadores".

Por sua vez, o vereador Luciano Nascimento falou que a Comissão de Saúde da Câmara cumpre seu papel ao fiscalizar os equipamentos públicos de saúde. "Encontramos aqui uma ótima estrutura a serviço dos trabalhadores natalenses. A equipe empenhada na instituição está de parabéns pelo trabalho. Aproveito para corroborar com o presidente deste colegiado, Preto Aquino, sobre a necessidade de informar a população sobre o suporte que tem à disposição no Centro de Referência", concluiu.

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN - Visita ao Centro Referência em Saúde do Trabalhador CEREST - 20.06.22