21/06/2022 Câmara entrega Título de Cidadã Natalense à influenciadora Fernanda Guimarães

A digital influencer Fernanda Guimarães recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Natalense, na noite desta segunda-feira (20), por proposição da vereadora Brisa Bracchi (PT).

“A trajetória dela na internet despontou com o vídeo apresentando as curiosidades do bairro do Alecrim, que viralizou. Desde então, ela não parou mais e, como artista e influenciadora digital, é a responsável pelo projeto "Muído Potiguar”, um programa de TV/Web que conta a história de 24 bairros de Natal. É um programa executado através da Lei de Incentivo, patrocinado por uma empresa privada”, lembrou a propositora da cidadania.

“Eu estou bem feliz por estar formalizando um sentimento que já existe em meu coração. Eu sou natalense de alma! Nunca morei em outra cidade que não fosse Natal. Minha trajetória e coração pertencem a essa cidade. Sou apaixonada por cada esquina e personagem que conheço e conto a história. É bom demais se sentir pertencente a um lugar, e eu me sinto completamente parte de Natal”, comentou e comemorou a homenageada.

Fernanda Guimarães Costa nasceu no dia 20 de outubro de 1995, em Mossoró/RN.  Recém-nascida, com apenas três dias de vida, veio para Natal, onde sempre viveu desde então. Filha de Marluce Guimarães Soares e Olavo Fernandes da Costa, morou nos bairros de Cidade Praia, Alecrim, Quintas e atualmente no Bairro Nordeste, onde reside há mais de 15 anos.

O programa Muído Potiguar surgiu com a ideia de dar vez e voz aos bairros de Natal, contextualizando a história da capital potiguar e fortalecendo o senso de identidade dos natalenses, de uma forma irreverente e descontraída. O Muído aborda temas históricos, personagens que permeiam e representam a cultura local, pontos turísticos e curiosidades que marcam o cotidiano dos 24 bairros escolhidos pelo projeto.

“Fernanda é a responsável por contar a história dos nossos bairros e do nosso povo de uma forma leve, com o nosso astral, de forma descontraída. Assim ela leva conhecimento histórico e cultural não só para os natalenses, mas sobretudo para aqueles e aquelas que buscam na internet conhecer um pouco mais sobre peculiaridades da nossa cidade. Nada mais justo do que conceder o Título de Cidadã Natalense a essa jovem que está revolucionando o audiovisual potiguar, trazendo entretenimento e resgaste histórico-cultural para a população da nossa cidade”, justificou a vereadora Brisa.

Para a deputada estadual Isolda Dantas, que representou a Assembleia Legislativa na solenidade, Fernanda representa uma geração engajada na construção de uma sociedade mais igualitária, usando seu talento para isso e fazendo jus à honraria concedida pelo Legislativo Municipal. “Fernanda tem a cara de Natal”, comentou o DJ Pedro Monteiro, amigo da homenageada.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo