05/08/2022 Câmara de Natal debate sobre segurança sanitária em audiência pública

A Câmara Municipal de Natal realizou na manhã desta sexta-feira (05), a audiência pública “A importância da Segurança Sanitária no contexto da pandemia, o que aprendemos?”, proposta pela Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Casa. A audiência aconteceu na data em que também é celebrado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

Para o presidente da Comissão de Saúde, vereador Preto Aquino (PSD), a reunião foi muito rica e importante. “Nessa audiência tratamos sobre situações da pandemia, mas a vigilância sanitária é um tema muito presente no dia a dia e muito plural em todos os sentidos da segurança da nossa cidade. Aqui os servidores tiveram espaço para externar suas opiniões e colocações sobre a situação da vigilância na nossa capital”declarou.

Na mesa para o debate, presença da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do município, Vaneska Gadelha; o chefe do Setor de Vigilância Sanitária de Natal, José Antônio Moura, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Natal, Kelly Jane.

“Hoje Natal tem cerca de 15 mil estabelecimentos cadastrados e 56 técnicos da vigilância sanitária. É um grande desafio. Muitos desses estabelecimentos precisam do alvará sanitário por exigências legais e esse alvará significa a garantia de proteção e segurança sanitária para a população.”, explicou José Antônio de Moura.

“A vigilância sanitária de Natal passa por um momento crítico, pois temos um baixo número de servidores. Há também a situação da gratificação transitória que recebemos há 20 anos e perderemos o direito de recebê-la ao se aposentar. Portanto, estamos reivindicando e buscando que essa gratificação seja incorporada ao nosso salário, como forma de reconhecimento por tudo que foi feito e construído na vigilância sanitária nos últimos anos”, afirmou o biólogo, Francisco Oliveira, que também é servidor da vigilância sanitária do município.

Texto: Juliane Araujo
Fotos: Francisco de Assis