15/08/2022 Comissão de Saúde visita Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto

A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal retomou as visitas fiscalizatórias aos equipamentos de saúde da capital potiguar, após o recesso legislativo. Nesta segunda-feira (15), o colegiado vistoriou as novas instalações do Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, em Petrópolis, zona Leste, para verificar o andamento dos trabalhos, identificar problemas e providenciar soluções.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Preto Aquino (PSD), avaliou como positivo o funcionamento da maternidade. "Problemas todo estabelecimento de saúde público ou privado tem. Encontramos pequenas falhas, porém, são vários os pontos favoráveis. Conversamos com os usuários e o grau de satisfação é alto. A unidade acolhe as mães com sensibilidade, o que é fundamental na hora de um parto", disse ele.

"Acredito que o grande desafio aqui é dar continuidade a esse nível de qualidade do atendimento e infraestrutura da instituição. Para tanto, é importante o pagamento em dia dos contratos da Prefeitura e a manutenção constante dos equipamentos. Então, temos uma unidade de saúde pública que se comparada com as da rede particular não fica devendo nada", completou.

Em seguida, o vereador Luciano Nascimento (PTB) parabenizou o trabalho realizado pela equipe do Hospital. "Temos que ressaltar, também, a dedicação dos profissionais que realizam cerca de 250 procedimentos por mês entre partos cesários e normais, curetagem, entre outros. Estávamos preocupados apenas com o elevador, que andou apresentando falhas no funcionamento. Mas já foi consertado e está em plena atividade, como pudemos testemunhar durante a visita".

Ao final do encontro, a diretora administrativa do Hospital Maternidade, Aloma Fonseca, fez um balanço dos primeiros trinta dias de funcionamento da unidade. "Classifico de forma satisfatória este início de trabalho, que representa um avanço para a rede materna da cidade. Passamos de 37 para 63 leitos, o que é bastante significativo. Deste modo, conseguimos oferecer um bom serviço para a população", pontuou.

Fotos: Elpídio Júnior

Comissão de Saúde CMN - Visita Maternidade Araken 15.08.2022