• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

18/11/2022 Câmara de Natal sedia lançamento da campanha Unidos Contra a Diabetes 

A campanha Unidos Contra a Diabetes foi lançada durante solenidade de propositura do vereador Luciano Nascimento (PTB), nesta quinta-feira (17), na Câmara Municipal de Natal. O objetivo da iniciativa é levar aos bairros e comunidades da cidade atendimentos para diagnóstico e ações com informações educativas para o tratamento da doença.

O vereador conta que a inspiração para a campanha veio antes do mandato eletivo, quando através de atuação em movimentos sociais o próprio pai teve diagnóstico de diabetes e por meio da mudança de hábitos consegue controlar a doença e ter qualidade de vida. Recentemente, Luciano Nascimento foi a São Paulo em busca do apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes. 

“Estive reunido com o vice-presidente da entidade nacional, o Dr. Joao Eduardo Salles, para firmar parceria com a SBD, referência nacional no combate à doença. Durante o encontro, debatemos estratégias para o enfrentamento da diabetes em Natal. Essa doença afeta mais de 16 milhões de brasileiros, mas apenas metade deles tem conhecimento do diagnóstico, por falta de informação”, explicou o parlamentar.

A campanha Unidos Contra a Diabetes consistirá de uma ação itinerante, e em parceria com profissionais de saúde, para a realização de exames glicêmicos e aferição de pressão arterial, entre outros, além da distribuição de material explicativo sobre a doença, objetivando que as pessoas busquem tratamento nas unidades de saúde.  

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no RN, o médico endocrinologista Tadeu Alencar, e o diretor do Sindicato dos Médicos do RN, Manoel Marques Melo, o lançamento da campanha na Câmara Municipal de Natal foi de grande importância para envolver o Legislativo natalense e dar mais visibilidade à iniciativa. Também participaram da solenidade, Roseane Albuquerque, diretora de programas sociais do Sesc RN/Fecomercio; Aguida Maria, secretária municipal adjunta de Saúde, e Tereza Freire, coordenadora da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde da Sesap.


Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Francisco de Assis

Solene em Alusão ao Tema “Unidos Contra a Diabetes 17/11/2022