• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

18/11/2022 Câmara Municipal de Natal entrega Comenda Zumbi dos Palmares

Pessoas, entidades e movimentos que atuam na defesa e na promoção dos direitos da população negra foram homenageados nesta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Natal. Eles receberam a Comenda Zumbi dos Palmares, honraria concedida às vésperas do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. 

“É muito importante falar sobre consciência negra e fazermos com que essa data seja referendada aqui na Câmara de Natal. Esse dia é símbolo de luta e resistência e hoje homenageamos pessoas que também são símbolo dessa luta. Não é uma homenagem apenas para visibilizar essas pessoas, mas para demarcar esse lugar de luta e esperança, para que possamos enfrentar esse racismo sistêmico que existe na nossa sociedade”, afirmou a vereadora Divaneide Basílio (PT), propositora da sessão solene.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, também esteve presente na solenidade e reforçou a importância da data e da entrega das honrarias. “Esse é realmente um momento muito importante: comparecer e prestigiar a comenda Zumbi dos Palmares. A sociedade brasileira tem uma dívida social impagável com os negros e indígenas que foram escravizados e trabalharam durante toda a colonização para construir esse país. Então, uma solenidade como essa é para lembrar a sociedade da dívida social que o povo brasileiro tem com essas pessoas, que precisam e merecem o respeito de toda a população”, declarou.

Milla Miriam, conhecida como Milla de Oxum, representante do Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do RN (Coletivo Gama), agradeceu a homenagem relembrando os seus antecessores. “Recebo essa honraria com muita gratidão e em nome de pessoas antes de mim. Elas abriram caminhos para que o jovem dentro da espiritualidade do caminho sagrado possa estar aqui, recebendo essa comenda”, explicou. 

O jornalista Cláudio Oliveira, integrante da equipe de Comunicação da Câmara de Natal e um dos homenageados da vereadora Divaneide Basílio, explicou que foi o único aluno negro na sua turma de graduação e ressaltou a importância de políticas públicas e afirmativas. 

“O racismo está impregnado na nossa sociedade, está ali presente na falta de oportunidades e na falta de condições da população negra de chegar ao ensino superior. Na minha turma de jornalismo eu era o único aluno negro. Por isso, ressalto a importância das políticas públicas e das políticas afirmativas, porque é através delas e dos movimentos sociais, que mostramos que não há mais espaço para o racismo e para o preconceito na sociedade”, falou Cláudio, que também acrescentou: “Os espaços e funções ocupadas por pessoas pretas atualmente representam atos de resistência, atos que mostram que a cor não torna uma pessoa incapaz de exercer essas funções na sociedade”.

A sessão solene contou ainda com a participação dos vereadores Robério Paulino (PSOL), Kleber Fernandes (PSDB) e Júlia Arruda (PCdoB).

ZUMBI DOS PALMARES

A Comenda Zumbi dos Palmares é entregue pela CMN anualmente na semana do dia 20 de novembro, em que é celebrado o Dia da Consciência Negra. Zumbi dos Palmares é uma das maiores personalidades que representa a força e a luta da população negra no Brasil, e morreu no dia 20 de novembro de 1695.

Texto: Juliane Araujo
Fotos: Verônica Macedo