• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

24/11/2022 Câmara Municipal entrega Título de Cidadã Natalense à neurocientista

A Câmara Municipal de Natal entregou, nesta quarta-feira (23), Título de Cidadã Natalense à psicóloga e neurocientista Cícera Bruna Silva de Souza, por proposição do vereador Herberth Sena (PSDB).

“A inclusão é uma das bandeiras do nosso mandato e o trabalho de Cícera Bruna é um exemplo a ser seguido. Ela enfrentou as dificuldades na fala e as limitações motoras consequentes de uma paralisia cerebral e construiu uma história de lutas e vitórias. Dedicando-se aos estudos e à promoção de palestras, passou a incentivar outras pessoas a também escrever histórias de superação”, justificou o vereador, que garantiu escolher com muito critério e responsabilidade os agraciados com o título de cidadania, maior honraria concedida pela Câmara Municipal.

Nascida em Campina Grande, na Paraíba, a homenageada chegou ao Rio Grande Norte ainda no primeiro ano de vida, mas primeiro morou com a família em Mossoró, para depois se mudar para Natal na adolescência, onde a mãe, a professora Josirene Silva de Souza, conta que encontrou mais recursos para ajudar no desenvolvimento da filha. Para Josirene, Natal ajudou a filha dela, e Cícera Bruna retribui com seu trabalho de incentivo ao desenvolvimento das pessoas com deficiência e às famílias delas. 

Aqui, Cícera Bruna se formou em Psicologia e se pós-graduou em Neurociência. Ao lado da mãe, desde a infância ela atua como palestrante e já escreveu três livros, todos disponíveis na Amazon. A neurocientista também utiliza seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/@cicerabrunaoficial) e redes sociais para falar sobre os desafios enfrentados e a forma com que a sociedade trata a condição de pessoas com deficiência, lutando para que o preconceito seja superado.

Para a psicopedagoga e psicomotricista Conceição Varella, que acompanhou Cícera Bruna desde a adolescência, o Título de Cidadã Natalense é uma conquista. “Esse título traz empoderamento e inclusão não só educacional, mas também social. Cícera Bruna é uma ativista desse movimento de inclusão. Uma pessoa que atua de forma aguerrida, para que a sociedade veja com mais equidade as pessoas com alguma deficiência”, testemunhou.

Emocionada, a homenageada agradeceu a honraria: “Eu sempre digo que sou parapotiguar: paraibana e potiguar; a partir de hoje serei mais que nunca natalense”, comemorou.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macêdo

Título de Cidadã Natalense - Sra. Cícera Bruna - 23/11/22