05/12/2022 Câmara outorga cidadania natalense a empresário cubano naturalizado brasileiro

Nesta segunda-feira(05), a Câmara Municipal promoveu sessão solene de entrega do Título de Cidadão Natalense a Raul Orlando Justiz Gonzalez, por proposição do vereador Kleber Fernandes (PSDB).

Cubano de nascimento, naturalizado brasileiro e natalense por adoção, o arquiteto e engenheiro civil também é empresário do ramo da terceirização de mão-de-obra. A história dele no Brasil começou em 1998, quando acompanhou os pais médicos, Raul Valente Justiz Gonzalez e Zaira De La Caridad, que vieram trabalhar no município pernambucano de Goiana. Em 2002, a família mudou-se para Natal.

Assim que conquistou a graduação em Arquitetura e Urbanismo, Raul entendeu que o mercado precisava de uma empresa que oferecesse serviços em construção, arquitetura e terceirização de mão-de-obra. Foi quando criou a Justiz Terceirização, com atuação em todas as regiões brasileiras. Atualmente, a empresa possui mais de dois mil colaboradores, sendo a maioria em Natal.

“A concessão de um Título de Cidadão Natalense é a maior honraria que a Câmara Municipal pode conceder, e Raul é merecedor dela, pelo leque de serviços que já prestou à cidade. Como empreendedor mostrou sensibilidade e carinho pelo nosso povo, empregando em sua maioria mulheres e propiciando dignidade, através da geração de renda. Por tudo isso, pela história de vida e dedicação, Raul é merecedor deste justo reconhecimento, e esta Casa cumpre o papel dela”, justificou o vereador.

Questionado sobre o que significa para ele o título de cidadão, o homenageado, que já se declarava natalense por adoção, respondeu: “Representa tudo aquilo que eu já sentia pela cidade. Foi Natal que meu deu a oportunidade de ter tudo que tenho hoje: minha família, empresa e sucesso na carreira. Hoje, tenho um jeito natalense de ser e esse título vem consagrar tudo o que eu já vivi. Agora sou natalense por opção e por reconhecimento”, concluiu.

Saulo Spinelly, assessor especial do gabinete do prefeito Álvaro Dias, que representou o chefe do Executivo na solenidade, destacou o merecimento da honraria. “Raul Justiz tem colaborado com o desenvolvimento econômico de Natal, o que faz dele mais que merecedor desse título”, disse.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo