21/12/2022 Câmara de Natal realiza sessão solene de homenagem ao presidente Paulinho Freire

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (União Brasil), foi homenageado pelos demais parlamentares, em sessão solene no plenário da Casa, nesta terça-feira (20). Como deputado federal eleito, ele deixará a condução do Legislativo Municipal.

A sessão solene em homenagem ao presidente Paulinho Freire foi de proposição do vereador Kleber Fernandes (PSDB), subscrita pelos demais vereadores. “Propus essa homenagem pelo histórico e pelo legado que deixa o vereador com maior número de mandatos na Câmara de Natal. O perfil pacificador dele garantiu o diálogo não só entre os vereadores, mas também entre o Legislativo Municipal e demais poderes. Na pandemia, nos guiou com economia, devolvendo recursos para ajudar a cidade a enfrentar à Covid-19. Por tudo isso, Paulinho foi eleito deputado federal com o apoio de 16 dos 29 vereadores de Natal, para agora ser porta voz de nossa capital no Congresso Nacional. E por tudo isso, a Câmara Municipal de Natal presta a ele esta justa homenagem”, declarou o propositor.

O natalense Paulo Eduardo da Costa Freire, mais conhecido como Paulinho Freire, iniciou a carreira política concorrendo à vaga na Câmara Municipal de Natal, em 1992. De 2003 a 2006, Paulinho Freire teve assento como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Natal e, em 2012, voltou para a CMN, renovando o mandato em 2016.  Em 2020, foi reeleito para o sexto mandato na Câmara e, nesta legislatura, foi reconduzido à presidência da Casa para o biênio 2021/2022 e reeleito para o próximo biênio. Nas últimas eleições estaduais, com 77.906 votos, Paulinho Freire foi eleito deputado federal para compor a 57° legislatura da Câmara dos Deputados, de 2023 a 2027.

“Essa é uma sessão de agradecimento a quem tem 30 anos de vida pública e serviços prestados a todos os bairros desta cidade. O apoio de 16 dos 29 vereadores a Paulinho foi pela certeza de que Natal terá um deputado federal para chamar de seu”, resumiu a vereadora Nina Souza (PDT). Já a vereadora Brisa Brachi (PT), integrante da bancada de oposição, destacou o perfil acolhedor e conciliador do presidente. “Paulinho sempre foi um presidente republicano e democrático, que soube ouvir, lidar com as diferenças e respeitar a bancada de oposição. Registro aqui meu agradecimento a ele”, disse a vereadora. A busca pelo consenso também foi enfatizada pelo vereador Hermes Câmara (PTB), representante da bancada independente da Câmara. “Paulinho pautou a vida política dele pelo diálogo. Por isso foi cinco vezes presidente desta Casa, e agora chega em seu melhor momento da vida pública para nos representar em nível nacional”, afirmou.

Emocionado, o homenageado agradeceu a todos aos vereadores. “Para mim é um orgulho muito grande ter sido vereador durante todo esse tempo e ter convivido com todos que fizeram parte dessa trajetória: vereadores e servidores desta casa. Aprendi a conviver com pessoas e com o contraditório. Devo tudo a essa Casa”, afirmou.

Além da maioria do vereadores e servidores da CMN, também prestigiaram a sessão solene em homenagem ao presidente da Casa, a deputada estadual Eudiane Macedo e o ex-senador José Agripino Maia, presidente atual no RN do União Brasil, partido do vereador Paulinho Freire. “A capacidade de negociar e a credibilidade é o capital político que Paulinho Freire leva para a Câmara Federal para fazer o que Natal espera dele. Paulinho Freire é um interlocutor com quem é agradável negocial. Isso é um trunfo na vida pública”, garantiu Agripino.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo