02/03/2023 Solenidade na Câmara de Natal celebra Dia da Visibilidade Trans

Por proposição da vereadora Brisa Bracchi (PT), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, com o objetivo de promover reflexões sobre a cidadania das pessoas trans travestis, transexuais (homens e mulheres trans) e não-binárias (pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente). Na ocasião, personalidades de destaque do segmento na capital potiguar foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

"É um ato importante do Legislativo natalense por ser uma parcela da população ainda estigmatizada, muitas vezes sofrendo violências verbais e físicas. Trata-se de uma comunidade colocada à margem da sociedade , inclusive do mercado de trabalho. Hoje o que a gente está fazendo é dizer que as pessoas trans fazem parte da sociedade e devem ser respeitadas como todo mundo e mostrar que a Câmara valoriza e acolhe a fim de romper preconceitos", afirmou a vereadora Brisa Bracchi ao iniciar a solenidade.

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT), que representou a Assembleia Legislativa, ressaltou a iniciativa do Parlamento Municipal. "Tudo que o Poder Público puder fazer no sentido de valorizar e reconhecer a cidadania trans é muito bem vindo. Então, a visibilidade dessa comunidade importa muito e este ato solene chega para coroar trajetórias de pessoas que lutam para garantir suas vidas".

Entre os homenageados estava Breno Oliveira, que é guarda legislativo da Câmara Municipal. "Me sinto honrado por ser servidor da Casa e poder receber uma homenagem no meu ambiente de trabalho. Foi uma caminhada difícil para passar em concurso e chegar até aqui. A mensagem que quero deixar nesta noite é que podemos ocupar todos os lugares, sempre buscando se qualificar e estudar para aproveitar as oportunidades", comemorou.

Representando o Fórum LGBT Potiguar e o Conselho Municipal dos Direitos da População LGBT, Rosy Yola agradeceu a honraria concedida pelo Legislativo. "O nordeste continua sendo uma região muito machista e uma homenagem como essa ajuda a derrubar os muros da intolerância. Portanto, receber o reconhecimento da classe política da nossa cidade é gratificante para uma mulher trans como eu que vive na pele os preconceitos no dia a dia".

Fotos: Verônica Macedo