• ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
Câmara Municipal de Natal

Trabalhando pelo bem da nossa cidade

Notícia

26/05/2023 Operação da Lei Seca é tema de Audiência Pública na Câmara de Natal

A Operação da Lei Seca foi tema de Audiência Pública realizada na manhã desta sexta-feira (26) na Câmara Municipal de Natal. O pedido para o debate, que abordou o tema “Contribuição para um trânsito mais seguro”, foi uma proposição da vereadora Camila Araújo (União Brasil). 

"Reunimos, aqui nesta manhã, pela Frente Parlamentar de Defesa Social e Segurança Pública, na qual estou presidente, a Polícia Militar, a PRF e a STTU nesse encontro muito importante para evidenciarmos o Maio Amarelo, mês alusivo a conscientização e prevenção dos acidentes do trânsito. O debate foi bastante enriquecedor, onde foram expostos dados relacionados aos números de acidentes, mas também destacando dados positivos como a redução alarmante do número de óbitos, que registra seis meses sem termos acidentes com óbito por motivos de embriaguez em Natal. Isso mostra que é um trabalho efetivo que estes homens e mulheres estão fazendo com muita eficiência no nosso município de Natal", destacou a vereadora. 
 
O inspetor da Polícia Federal, Juryon Rodrigo, aproveitou o momento de sua fala para fazer um balanço das ações da PRF no cumprimento da Lei Seca. O policial trouxe indicadores como comandos de alcoolemia, testes realizados com abordagens e pessoas detidas para fiscalizar e coibir; e ações para a segurança viária. "A PRF atua diuturno para a prevenção. Nenhuma morte no trânsito é aceitável. A gente tem que se preocupar, sim, para evitar mortes e lesões no trânsito. A responsabilidade deve ser compartilhada. Toda a rede deve ser unida para chegar nesse objetivo," pontuou. 

Para o Comandante Castelo Branco, a iniciativa da audiência pública evidencia o reconhecimento da Casa do Povo de Natal com a lei Seca. "É uma satisfação estar aqui para destacarmos que a operação realiza ações em todos os bairros de Natal. Montamos as blitz com o compromisso de levar segurança e tranquilidade para a população. Em paralelo, temos também o projeto de Educação de Trânsito nas escolas. Criamos esse projeto desde o ano de 2011 em todo o Rio Grande do Norte. Chegamos a formar mais de 30 mil crianças. É importante dizer que este é um projeto social que a escola não paga por nada", destacou. 

Ao final da Audiência a vereadora Camila agraciou os policiais com uma homenagem. "Não poderíamos deixar de registrar a nossa gratidão e reconhecimento. Por isso, nós entregamos também um certificado de homenagem pela existência da Lei Seca. Fica aqui os nossos parabéns a nossa gloriosa Polícia Militar, a PRF e a todos que fazem a Lei Seca. Parabéns e que continue nesse bom trabalho de conscientização ao trânsito e que mais vidas sejam protegidas", finalizou.

Texto: Phablo Galvão
Foto: Lorena Veríssimo

Audiência Pública - Operação Lei Seca e sua contribuição para um trânsito mais seguro 26/05/2023