01/06/2023 Audiência na Câmara discute importância da política de Saúde do trabalhador

A Câmara Municipal de Natal debateu nesta quinta-feira (1) a importância de garantir a saúde do trabalhador, executada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho.

O assunto foi tema de audiência pública proposta pela vereadora Júlia Arruda (PCdoB) e realizada na Comissão dos Direitos Humanos da Casa. "Uma oportunidade de conhecer melhor, fazer uma prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo Centro e debater um assunto tão necessário que é a saúde do trabalhador para que possamos avançar nessa temática, com emendas no orçamentárias e visitar in loco e chamar a atenção para fortalecer a rede", declarou a vereadora.

Classificado modelo no Nordeste, o Cerest Regional Natal, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, é o único que faz e segue o que preconiza a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Em 2022 a unidade registrou 2.127 trabalhadores atendidos.

Andréa Brito, diretora da unidade, destacou que a população precisa estar informada sobre o direito de trabalhar em um ambiente adequado. "O foco matricial do Cerest é promover saúde e evitar riscos, diminuindo o adoecimento dos trabalhadores. Saúde do trabalhador envolve mínimas questões que, se não atendidas provocam danos. É mais vantajoso trabalhar a prevenção do que o adoecimento e esse tema não pode aparecer somente quando acontecer tragédias", disse ela.

O órgão tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram. Esses dados podem auxiliar nas negociações entre sindicatos e na formulação de políticas públicas. "A grande diferença de uma consulta numa unidade de saúde é que busca o nexo causal, atendendo o problema do trabalhador diretamente na causa da doença. Quando o Cerest faz esse agenciamento, já mostra tratamento adequado", enfatizou a presidente do Conselho Muncipal de Saúde, Ana Maria Evangelista.

Dada a importância do Centro, o superintendente regional do Ministério do Trabalho no RN, Cláudio Gabriel, frisou que as entidades que defendem os direitos dos trabalhadores, bem como os entes públicos, devem trabalhar em conjunto. "É fundamental na questão do acompanhamento da saúde física e psicológica. Organizações sindicais e públicas precisam se aproximar mais para contribuir, trabalhar junto e melhorar a estruturação do Cerest, garantindo ainda mais efetividade", disse ele.

O vereador Robério Paulino (PSOL) e a vereadora Ana Paula (SD), presidente da comissão, também participaram da audiência.

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Francisco de Assis