05/06/2023 Comissão aponta problemas estruturais em unidade de saúde do Alecrim

Dando continuidade a agenda de visitas fiscalizatórias nos equipamentos de saúde da capital potiguar, a Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal esteve nesta segunda-feira (05) nas instalações do Distrito Sanitário Leste (Centro de Especialidades Integradas - Leste II), no bairro do Alecrim. Participaram do encontro os vereadores Herberth Sena (PSDB), Peixoto (PTB) e Camila Araújo (União Brasil).

O presidente do colegiado, vereador Herberth Sena, disse estar triste com a situação difícil em que se encontra a unidade de saúde. "Já visitei diversos equipamentos de saúde da nossa cidade, porém, nunca tinha visto um cenário tão decadente. Talvez seja a pior unidade do município. O local precisa de uma intervenção urgente da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de dialogar com a Secretaria Estadual de Saúde para tomar providências", defendeu ele.

"A instituição trabalha com diversas especialidades, mas a estrutura está precária, incapaz de oferecer um serviço de qualidade à população. Dito isso, o próximo passo vai ser encaminhar um relatório para a Prefeitura com prazos para soluções. Caso nada seja resolvido, vamos chamar o Ministério Público para uma visita aqui para buscarmos ações imediatas", completou.

De acordo com a vereadora Camila Araújo, o Centro de Espacialidade Integradas virou um depósito de serviços. "A comissão vai preparar um relatório protocolar solicitando medidas urgentes. Mas já adianto que meu parecer será pela condenação desse espaço. Do jeito que está não tem como continuar".

Já o vereador Peixoto falou que vai solicitar a SMS a instalação da Unidade de Saúde da Família da Guarita em outro local. "Encontramos um amontoado de instituições em um espaço físico sem condições de atender bem nenhuma delas. Portanto, vamos pedir para que a Prefeitura encontre um lugar adequado para o funcionamento da USF da Guarita, que aqui está imprensada, sem poder ofertar um atendimento humanizado para os usuários", concluiu.

Fotos: Verônica Macedo