22/09/2023 CMN confere cidadania à professora Maria da Conceição Crisóstomo

Nesta quinta-feira(21), a Câmara Municipal de Natal deu efeito ao Projeto de Decreto Legislativo 58/2022, de autoria do vereador Aldo Clemente, aprovado em dezembro passado, e outorgou o Título de Cidadã Natalense à escritora e professora Maria da Conceição Crisóstomo de Medeiros Gonçalves Matos Flores, em sessão solene realizada no Plenário Ériko Hackradt.

Natural da Ilha do Faial, no Arquipélago dos Açores, em Portugal, ela chegou ao Brasil, primeiro em Fortaleza/CE em junho de 1981 e depois em Natal em 1983, onde desde então fixou residência, constituiu família e construiu carreira profissional.

A homenageada é graduada em Letras, mestre em Estudos da Linguagem e doutora em Educação pela UFRN, tendo de 1999 a 2018 contribuído sobremaneira para Área de Humanas, Letras e Artes, e Comunicação da Universidade Potiguar – UnP, por meio da docência, como diretora adjunta do curso de Letras, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UnP.

Ela foi orientadora acadêmica em vários trabalhos de conclusão em graduação em Letras e teve participação em inúmeras bancas de dissertação de mestrado e doutorado da UFRN, IFRN e UNP. Além disso, participou de importantes eventos ligados ao campo pedagógico. No campo da literatura, a homenageada consta como escritora, autora e/ou coautora, organizadora ou pesquisadora em inúmeras obras.

“Por toda essa contribuição à Educação e à Literatura potiguar, é justa e merecida essa cidadania”, justificou o propositor,  que sempre faz questão de ressaltar ser criterioso na propositura da honraria.

"Receber esse Título de Cidadã Natalense significa muito pra mim, pois tenho uma ligação afetiva e efetiva  com esta terra", disse a professora.

Compuseram a mesa dos trabalhos as seguintes autoridades e personalidades: os vereadores Hermes Câmara e Anderson Lopes; o secretário adjunto de Educação do Município,  Mário Sérgio De Oliveira; o secretário adjunto do Gabinete Civil do Estado, Ivanilson De Souza Maia, e o ex-vereador Assis Oliveira.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo