05/10/2023 CMN outorga cidadania aos Drs. Eimar e Eugênio Lopes de Oliveira

Os irmãos Eimar e Eugênio Lopes de Oliveira, odontólogo e médico, respectivamente, receberam Títulos de Cidadãos Natalenses da Câmara Municipal, em sessão solene, nessa quarta-feira (04). A propositura foi do vereador Klaus Araújo (PSDB).

Dr. Eimar é potiguar, natural de Martins, e Dr. Eugênio é paraibano de Catolé do Rocha. Mas a família sempre residiu em Marcelino Vieira/RN, município que não contava com assistência obstetrícia adequada, em 1966 e 1975, quando eles nasceram. Eimar chegou a Natal em 1982, para concluir o que hoje chamamos de Ensino Médio, e depois, obteve graduação em Odontologia, na UFRN, em 1989. Nesse mesmo ano, Eugênio chegou a Natal, para estudar e concluiu Medicina, também na UFRN, no ano 2000.

“Ambos, Dr. Eimar e Dr. Eugênio Lopes, prestaram e ainda prestam relevantes serviços à sociedade natalense. Como vereador, sinto-me muito honrado em poder homenageá-los através do nosso mandato”, afirmou o propositor.

Como disse o vereador Klaus Araújo, as listas de prestação de serviços dos homenageados são realmente vastas. Dentre várias outras funções, cargos e realizações, Dr. Eimar foi coordenador do Serviço de Odontologia Hospitalar nas UTI’s do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel; presidente do Conselho Regional de Odontologia do RN por três biênios, e é cirurgião dentista da UTI Bernadete do Walfredo Gurgel, desde 2014, além de manter consultório particular desde 1990.

“A emoção é muito grande. Natal foi a cidade que me acolheu desde meus 15 anos. Cheguei aqui para estudar, e Natal me deu tudo que tenho na vida. Aqui, eu me formei, me casei e nasceram meus filhos. Natal nunca me cobrou nada, e, pelo contrário, sempre me deu alegria e sempre me deu satisfação de ser hoje o que eu sou. Então esse Título de Cidadão Natalense para mim é um motivo de muita honra e muito orgulho”, afirmou Dr. Eimar.

Dr. Eugênio Lopes foi médico-regulador do SAMU, plantonista do Walfredo Gurgel, cirurgião vascular no extinto Hospital Dr. Ruy Pereira, e, desde 2020, é chefe da equipe de cirurgia vascular do Hospital Central Coronel Pedro Germano. É vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do RN (SBACV-RN) e vice-diretor da Clínica Angiocárdio.

“Recebi com surpresa e alegria a notícia desse Título.  Na rotina muito corrida, muito puxada, muitas vezes não paramos para pensar sobre tudo o que a gente fez. E depois de receber a notícia, me perguntei que eu tenho feito para merecer tal honraria. Fico muito grato pelo reconhecimento. Confesso que, além de surpreso, o sentimento que tenho é de gratidão. Uma imensa gratidão por essa honraria que muito me orgulha por me tornar efetivamente um filho da cidade pela qual tenho carinho e amor”, agradeceu Dr. Eugênio.

O presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Dr. Geraldo Ferreira Filho, conterrâneo dos irmãos Eimar e Eugênio, disse que para os três “Natal é como uma segunda mãe”. “Viemos juntos lá de Marcelino Vieira, zona Oeste do RN. Nossos pais acreditaram no poder da Educação. Nunca perdemos os laços com nossa terra, mas Natal nos deu oportunidades, para nos estabelecermos profissionalmente, conseguirmos nossa sobrevivência e a criação de nossos filhos. Receber a cidadania é uma alegria muito grande, porque a cidade já faz parte da vida da gente e com o Título de Cidadão tomamos posse disso”, concluiu.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Elpídio Júnior