05/10/2023 Comissão de Turismo realiza visita ao camelódromo do Alecrim

Os vereadores da Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal estiveram nesta quinta-feira (5) no bairro do Alecrim para verificar a situação do camelódromo e do comércio no bairro para o qual tem se discutido um projeto de revitalização.

"O comércio do Alecrim precisa ser preservado e, por isso, estamos visitando in loco, conversando com consumidores e comerciantes, discutindo como podemos contribuir para construir um Alecrim melhor para quem trabalha, mora e visita", disse o presidente da comissão, vereador Dickson Junior (PDT).

O vereador Raniere Barbosa (SEM PARTIDO) destacou que a visita também teve o objetivo de discutir sobre o andamento da proposta de reforma do camelódromo. "O Alecrim é o centro comercial mais importante de Natal e é preciso torná-lo adensável para habitação, alinhado ao comércio. Essa junção do comércio formal e informal precisa ser pensada pela prefeitura de forma integrada", disse o parlamentar, que preside a Comissão de Finanças da Casa.

O projeto de reforma já foi apresentado em audiência na Câmara pela Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA) e prevê o aumento do número de bancas, com padronização para melhorar as condições dos permissionários. Conta ainda com espaço para banheiros, refeitório e também a readequação do projeto de combate a incêndios.

"A ideia é organizar ainda mais o bairro do Alecrim, revitalizar a estrutura atual do Camelódromo, tanto a fiação exposta como outros problemas de estrutura que a instalação atual tem e exige que seja feita. O projeto já foi entregue, ontem, ao secretário da Semsur para que o corpo técnico da secretaria possa analisar", disse ele.

Contudo, o chefe de setor de mercado da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), Tacísio Gonçalves, ressaltou que a pasta já tinha um projeto próprio aprovado pelo Corpo de Bombeiros. "Vamos ver qual se adequa melhor ou então juntar com o da AEBA. Inclusive, os vereadores estão aqui para ver formas de conseguir recursos. A licitação não foi feita ainda por causa desse outro projeto que foi lançado pela EBA e com isso, ainda não tem calculado o orçamento da obra", informou o representante da Semsur.

Os vereadores Luciano Nascimento (PTB) e Kleber Fernandes (PSDB) também participaram da visita.

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Francisco de Assis