11/10/2023 CMN entrega Comenda Beto Franzisko

O Movimento Nacional População de Rua (MNPR) e a promotora Maria Danielle Simões Veras Ribeiro receberam, na Câmara Municipal do Natal, a “Comenda Beto Franzisko”, criada pelo Legislativo natalense para ser concedida a pessoas que se destacam na luta pelos direitos da população em situação de rua e na luta por moradia e habitação dignas. A homenagem foi instituída pelo Projeto de Resolução 21/2021, de autoria da vereadora Brisa Bracchi, também propositora da sessão solene, nesta terça-feira (10).

“Seguir lutando para que essas pessoas possam viver com cidadania, compreendendo que a moradia é sempre um passo fundamental para conseguir dignidade, e nós temos aqui que homenagear tanta pessoas da luta da pop rua, como também defensores e defensoras, lutadores e lutadoras, que a todo o momento não esquecem das necessidades dessa população. Hoje, é uma noite para trazer para um lugar de prestígio pessoas que majoritariamente estão num lugar de marginalização e abandono. Esse momento é para que elas possam ser lembradas na Câmara Municipal de Natal”, justificou a vereadora.

O nome da comenda é uma homenagem a Francisco Carvalho Félix, natural de Sobral/CE, mas conhecido como Beto Franzisko, que foi coordenador estadual do Movimento de População em Situação de Rua no Rio Grande do Norte (MNPR/RN) e faleceu no final de 2020, aos 68 anos, deixando grandes referências na luta por moradia. Ele era artesão e viveu desde a infância em situação de rua, pela maior parte da vida no RN.

Sobre os homenageados:

O Movimento Nacional População de Rua é um coletivo que luta e atua em defesa da população em situação de rua, presente em 19 Estados do Brasil. No Rio Grande do Norte, de acordo com Fátima Matias, coordenadora que representou o MNPR na sessão solene da CMN, o coletivo busca políticas públicas há 10 anos. “Momentos como esse são importantes para dar visibilidade à nossa causa”, comemorou. Já a promotora Maria Danielle Simões Veras, titular da 49° Promotoria de Justiça de Natal, foi homenageada pela atuação nas áreas de habitação, regularização fundiária e assistência social.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo