12/10/2023 CMN outorga cidadania ao “velho lobo”, mais antigo escoteiro em atividade no RN

Nesta quarta-feira (11), o escoteiro mais antigo em atividade no Rio Grande do Norte realizou o sonho de tornar-se cidadão natalense, ao receber o Título de Cidadania na Câmara Municipal, por proposição do vereador Nivaldo Bacurau. “Esse título completa minha vida”, disse emocionado José Lourenço dos Santos, revelando que já tinha até buscado, sem sucesso, meios de se naturalizar potiguar.

O “velho lobo”, como é carinhosamente chamado, conta 72 anos de dedicação ao Escotismo, e ainda impressiona a todos pela vitalidade e sabedoria compartilhadas em acampamentos com a tropa.

Natural de Guarabira, na Paraíba, José Lourenço dos Santos nasceu em 2 de outubro de 1937
e chegou a Natal em 1943. Aos 14 anos, ingressou na Associação de Escoteiros do Alecrim, bairro onde residia. A partir de então, o Chefe Lourenço, como é conhecido no Movimento Escoteiro, começou a escrever uma das mais longevas histórias do escotismo natalense. História que perdura até os dias atuais e é tão repleta de feitos que o credenciou a ser o terceiro potiguar agraciado com a Comenda Tapir de Prata, recompensa honorífica de mais alto mérito do Escotismo no Brasil. Entre as inúmeras realizações, Chefe Lourenço criou o Museu Escoteiro Cap. Antônio Lopes Neto, inaugurado em agosto de 2011, dentro da Escola Padre Miguelinho, e com relíquias centenárias.

“Estudei no Padre Miguelinho e fui escoteiro. Naquela época, ele já estava lá. Então hoje, como vereador de Natal, sinto-me muito feliz e honrado em poder homenagear esse homem que dedicou 72 de seus 86 anos de vida ao Escotismo de nossa cidade e de nosso estado, tendo sido condecorado com as mais altas honrarias dos escoteiros”, afirmou o vereador.

“O chefe Lourenço é antes de tudo um educador. Uma liderança para nós adultos no Escotismo. Ele inspira crianças e jovens a serem cidadãos do bem e pessoas preocupadas com as outras. Pessoas que defendem o meio ambiente e a democracia, e que praticam a generosidade. Ele transmite os valores do movimento Escoteiro e a gente vê claramente no chefe Lourenço que por isso ele inspira tantas crianças e jovens”, testemunhou o presidente da União dos Escoteiros do Brasil, Ivan Alves de Nascimento.

Na mesa de autoridades da solenidade também estiveram a secretária adjunta de Esporte e Lazer do Município, Nina Salustino, e o presidente da Associação de Escoteiros do Alecrim, Thiago Simplício Raimundo da Silva.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo