19/10/2023 CMN comemora Dia do Médico com outorga de comenda e cidadania

O Dia do Médico foi comemorado na Câmara Municipal de Natal com a entrega da Comenda Médico Sanitarista Ruy Pereira a 27 profissionais da saúde, entre os quais o prefeito Álvaro Dias e o ex-deputado estadual Getúlio Rêgo, que na mesma sessão solene também recebeu o Título de Cidadão Natalense.

Tanto a proposição da solene de entrega da Comenda Ruy Pereira quanto o Título de Cidadania foram da vereadora Camila Araújo. “Homenagear esses homens e mulheres é um ato de gratidão e fico muito feliz por poder entregar também o Título de Cidadão Natalense a Dr. Getúlio, que serviu à população norte-riograndense na medicina a na vida pública, e ficou conhecido por sempre prestar assistência aos mais humildes. Estou certa que essa é uma justa homenagem”, afirmou a vereadora.

O médico e ex-deputado estadual Getúlio Nunes do Rêgo nasceu em Portalegre, Alto Oeste do RN, em 1944. Em 1983, depois de ser eleito para o primeiro dos dez mandatos consecutivos que exerceu na Assembleia Legislativa, fixou residência em Natal, onde às vésperas de completar 80 anos, conta que viveu metade de sua vida até agora.

“Ser médico é cumprir o Juramento de Hipócrates e ter como meta servir a população, ser caridoso, honesto, absolutamente coerente com o sigilo exigido pela profissão e se dedicar à saúde do povo como a um sacerdócio. Ser natalense é amar a natureza, inebriar-se com as paisagens belíssimas da nossa capital e de todo o Rio Grande do Norte, ficar feliz com a visita dos turistas brasileiros e estrangeiros, vibrar ao ver as imagens do Morro do Careca e da Arena das Dunas correrem o mundo e, principalmente, se orgulhar do carinho e da hospitalidade do povo de Natal”, definiu Getúlio Rêgo.

Para o médico e prefeito de Natal, Álvaro Dias, que foi um dos agraciados com a Comenda Ruy Pereira, a homenagem reconhece a dedicação do profissional médico que muitas vezes se arrisca e perde o sono para salvar vidas. “Aprendi a abraçar, desde cedo, minha profissão, e por causa da medicina, compartilhamos o sofrimento dos nossos irmãos”, comentou.

A Comenda Médico Sanitarista Ruy Pereira foi criada em 2015, pelo ex-vereador, ex-presidente da CMN e médico psiquiatra Franklin Capistrano.

A sessão solene desta quarta-feira (18) foi prestigiada ainda pelo ex-governador e ex-senador José Agripino Maia; o presidente do TRE/RN, desembargador Glauber Rêgo, sobrinho do homenageado; os deputados-estaduais Gustavo Carvalho e Tomba Farias; e o ex-prefeito Leonardo Rêgo, filho do homenageado. O Conselho Regional de Medicina foi representado pelo vice-presidente Dr. Elio José Silveira da Silva.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo