08/11/2023 Novembro Azul: Palestra na Câmara alerta para prevenção ao câncer de próstata

Em alusão ao Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, a Câmara Municipal de Natal realizou nesta quarta-feira (8) uma palestra para os servidores sobre a incidência da doença, como se desenvolve, causas e tratamentos, com foco na prevenção.

"A Câmara sai de uma campanha, como a do Outubro Rosa e entra agora no Novembro Azul. E é esse espírito de cuidado, de prevenção que queremos que aconteça. A gente incentiva para que os homens tenham o hábito de se cuidar e de se prevenir, nesse caso, contra o câncer de próstata", destacou o presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (MDB).

A palestra foi proferida pelo médico Ângelo Campos, urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia no RN, que alertou sobre o aumento se casos. "Estima-se um caso novo a cada oito minutos no Brasil. Um óbito a cada 40 minutos e 72 mil casos por ano. É um dado alarmante que nos faz chamar a população para se cuidar porque, com o diagnóstico precoce, há 90% de cura. A Câmara está de parabéns em abraçar a campanha e mobilizar seus servidores", declarou o médico.

O servidor Valtércio Bento fez um relato sobre sua experiência com a doença e como foi fundamental manter o acompanhamento para detectar precocemente a doença, visto seu histórico familiar. "Acompanhei o tratamento do meu pai e isso levantou o alerta para que deixasse os preconceitos de lado e passasse a fazer os exames e manter o acompanhamento. Detectei o câncer, fiz todos os procedimentos e hoje continuo vigilante para que a doença não retorne e avance", comentou.

Além das palestras, foram oferecidos alguns serviços voltados para o público masculino através de parceria com a barbearia Sr. Barba e o Senac/RN, além de sessões de terapia integrativa, com a terapeuta Angélica Dantas. "Quando se faz uma ação dessas, aproxima o público de servidores, não só através da simbologia do Novembro Azul, mas também tratar um pouco da auto estima", destacou o vereador Raniere Barbosa (Sem Partido).

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Lorena Verísssimo