09/11/2023 Criador do Centro de Artesanato da Praia dos Artistas recebe cidadania natalense

Por proposição do vereador Kleber Fernandes (PSDB), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, nesta quarta-feira (08), para entrega do Título de Cidadão Natalense ao empreendedor Edílio Lobo de Medeiros pelos relevantes serviços prestados à capital potiguar. Estiveram presentes na solenidade autoridades políticas e representantes de associações comerciais, além de familiares e amigos do homenageado.

Nascido no sítio Pau D’arco, zona rural de Cruzeta, situado no interior do Rio Grande do Norte, Edílio Lobo de Medeiros, filho de Manoel Lobo de Medeiros e Josefa Nísia de Medeiros, enfrentou os desafios de sua época. Conciliando com os estudos, precisou criar as condições necessárias para trabalhar e conseguir seu sustento, foi de vendedor de cocada nas ruas do bairro do Alecrim até comerciante de algumas lojas no centro da cidade.

"Trata-se de um reconhecimento justo pela história, o trabalho e a trajetória de Edilio Lobo. Um seridoense que reside em Natal há muitos anos. Responsável pela criação do Centro Municipal de Artesanato, localizado na Praia dos Artistas, uma referência de movimentação econômica, oportunidade para os artesãos apresentarem os trabalhos típicos da cidade, gerando emprego e renda para centenas de famílias. Edílio é um empresário que, de fato, conhece os desafios do povo de Natal e contribui para o desenvolvimento do município", declarou o vereador Kleber Fernandes.

O diretor de Departamento da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Cristiano Manoel, destacou a contribuição de Edílio para o artesanato da cidade. "Ele possui um legado importante no setor, especialmente na geração de emprego e renda. A Câmara Municipal está de parabéns pela iniciativa de reconhecer um cidadão que fez muito por Natal", disse ele, que representou na ocasião o prefeito Álvaro Dias.

Edite Medeiros, irmã do homenageado, falou em nome da família. "Recebemos uma educação familiar muito bonita dos nossos pais. Aprendemos que os mais novos tinham que obedecer os mais velhos. Edílio é o caçula dos homens da casa, morou comigo depois que me casei, e o considero como meu irmão-filho, pois dei a ele a continuação da educação da nossa mãe. Portanto, posso garantir que meu irmão é uma pessoa muito humana, muito trabalhador, com disposição incomum para  ajudar quem mais precisa. Estou muito orgulhosa e feliz com essa homenagem porque é bastante merecida".

A filha, Priscila Medeiros, falou que a maior virtude do seu pai é a honestidade. "Meu pai é um homem muito íntegro e desde a infância ele já tinha em mente que o trabalho era o caminho para a dignidade. E foi isso que ele sempre ensinou aos filhos, mostrando pra gente que é plenamente possível vencer na vida através do trabalho e dos estudos. Agora é a vez dos netos ouvirem todos os dias que se forem honestos vão conquistar tudo na vida", recordou.

"Me sinto muito honrado em ser agraciado com um título honorífico que muitos almejam receber. Tive a sorte de ser escolhido pelo vereador Kleber Fernandes para receber esta que é a mais importante condecoração do Legislativo, que me faz ser um filho natalense. Este momento representa a coroação de uma história de 51 anos de amor por Natal. Posso dizer com toda certeza que o maior patrimônio que construí nesta terra foram os amigos que fiz. Então, é uma imensa alegria ser oficialmente um natalense", comemorou Edílio Lobo.

Fotos: Verônica Macedo

Sessão Solene de entrega de título de Cidadão ao Sr Edílio Lobo 08/11/23